cultura

Documentário com imagens inéditas de Bob Marley chega esta quarta-feira à televisão

O artista jamaicano morreu aos 36 anos, nos Estados Unidos, após um cancro se ter alastrado até aos pulmões e cérebro.
Um ícone da música.

Fevereiro é, ano após ano, a altura em que surgem homenagens dedicadas a Bob Marley. Afinal, foi no sexto dia, do segundo mês do ano, em 1945, que o famoso cantor jamaicano nasceu. Para marcar a data, a MTV Portugal vai estrear um documentário muito especial sobre a vida do artista.

“Behind the Music: Bob Marley” retrata a história do rastafari recorrendo a material raro e inédito, como fotografias, vídeos caseiros e atuações. A produção conta também com entrevistas a personalidades emblemáticas da indústria da música que tiveram um papel importante no percurso do cantor.

Bunny Wailer (cofundador dos The Wailers, banda da qual Marley fazia parte) e Keith Richards são apenas alguns dos exemplos. A estes juntam-se nomes como Roger Steffens (historiador de reggae), os amigos Neville Garrick e Diane Jobson, Cedella Booker (a mãe), Rita Marley (a mulher) e os filhos Sharon, Ziggy e Stephen.

O ícone nasceu de mãe solteira, numa pequena cabana rural com chão de terra batida. “Quando se mudou com a mãe, que procurava melhores oportunidades de trabalho, para Trenchtown, em Kingston, o jovem amante da música acabou por se juntar a Bunny Wailer e Peter Tosh para formarem um grupo [The Wailers], que se tornou a melhor banda do país no final dos anos 60, produzindo êxitos de country, rock e pop”, descreve o canal.

Ao longo da vida lutou contra a opressão e injustiça através da música, apoiado por uns e gerando revolta em outros. Bob a mulher, Rita, foram baleados em 1976, numa tentativa de homicídio dentro da própria casa, mas sobreviveram.

Marley acabaria por morrer uns anos depois, a 11 de maio de 1981, aos 36. Durante um jogo de futebol improvisado em Paris, magoou-se no pé. Após fazer alguns exames, recebeu a notícia de que também sofria de cancro. Apesar de ter sido submetido a uma cirurgia e a um tratamento, as metástases alastraram ao cérebro e aos pulmões, levando à sua morte.

O documentário sobre a vida de Bob Marley vai ser transmitido esta quarta-feira, 7 de fevereiro, pelas 20 horas. 

Carregue na galeria para conhecer as séries (e regressos) que chegaram em fevereiro às plataformas de streaming e à televisão. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA