Com a chegada do outono, é tempo de aproveitar atividades culturais, quer seja dentro ou fora de casa. Para muitos, os dias mais frescos são perfeitos para ir ao cinema ou fazer uma maratona de filmes em casa com pipocas.
Para os amantes da sétima arte, o Auditório Municipal César Batalha tem sido palco de várias exibições gratuitas de filmes que marcaram a história do cinema. Em 2025, o tema escolhido é “América dos Anos 70”, uma das épocas vibrantes do cinema nos Estados Unidos da América. Marcada pela Nova Hollywood, ou New Wave Americana, foi um período que se prolongou até à década de 80, com o surgimento de uma nova geração de realizadores.
A época ficou marcada pelas mudanças políticas e sociais e pela revelação de grandes talentos do mundo do cinema, tanto na realização, como na representação. Surgiram nomes como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, George Lucas, Woody Allen, Sidney Lumet, Bob Fosse, Clint Eastwood, Robert Altman, Richard Donner, John Carpenter, William Friedkin, George Roy Hill, Sam Peckinpah, George A. Romero, Brian De Palma, Terence Malick ou Michael Cimino.
Desde 2018 que a iniciativa, promovida pelo município, acontece todas as terças-feiras, pelas 15h30, com uma programação que segue diferentes temáticas.
Este mês pode assistir a diferentes filmes nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro. No primeiro dia vai ser exibido “Verão de 42”, um drama com romance produzido em 1971. A obra tem 102 minutos e é uma reflexão emotiva sobre o amor e a memória.
A 14 de outubro vai poder assistir a Halloween, considerado um dos maiores clássicos do cinema de terror. Com duração de 91 minutos, conta com a participação de John Carpenter e Jamie Lee Curtis.
No dia 21 de outubro é a vez de “Dias do Paraíso”, um drama de Terrence Malick, e a 28 de outubro passa “A última sessão”, um filme com 118 minutos com uma reflexão melancólica sobre a juventude e o fim de uma época.
As sessões decorrem todas as terças-feiras, às 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. A entrada é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis.

LET'S ROCK







