cultura

“Diário de Pilar na Grécia”: a peça infantil que foi um sucesso no Brasil chegou a Oeiras

O livro vendeu mais de 200 mil cópias pelo mundo e a NiO esteve à conversa com a responsável pela adaptação para teatro.
Os miúdos vão adorar.

Se é leitor assíduo da New in Oeiras já sabe que lhe damos conhecer os melhores spots e programas do concelho. Nesse sentido, tem de acreditar em nós quando lhe dizemos que a mais bem concebida peça de teatro infantil que alguma vez viu estará no Teatro Independente de Oeiras (TIO) entre os dias 5 de fevereiro a 27 de março. Chama-se “Diário de Pilar na Grécia” e é um verdadeiro fenómeno em todo o mundo.

Primeiro em formato livro, vendeu mais de 200 mil cópias pelos quatro cantos do planeta e passou a ser recomendada em diversas escolas do Brasil. A autora Flávia Lins e Silva não estava certamente à espera de que nove edições fossem publicadas ou que a obra fosse traduzida para seis línguas diferentes. Além disso, a história “Diário de Pilar” foi adaptada para televisão e estreou por toda a América Latina no início de 2020.

O fenómeno conta a história de uma menina esperta, aventureira e corajosa que foi criada pela mãe e pelo avô. A verdade é que nunca conheceu o pai, passando a viver num mundo de fantasia. Um dia, o avô parte para uma viagem rumo à Grécia e o objetivo era nunca mais regressar, mas as saudades começaram a apertar e a jovem decide ir ter com ele. Nisto encontra um presente deixado pelo mesmo: uma rede página que pode levá-la para qualquer lugar que deseja. Decidida como sempre, Pilar embarca na aventura de encontrar o avô e pelo caminho encontra vários mistérios do fascinante mundo da mitologia grega. 

Sabendo que o TIO ia exibir este verdadeiro êxito, a NiO falou com uma das responsáveis pela adaptação do livro para o mundo do teatro. Miriam Freeland, de 43 anos, é uma atriz brasileira que se estreou na televisão ainda não era maior de idade. Desde essa altura, interpretou vários papéis nomeadamente na Rede Globo. Em 2013 também fez parte do filme “Cine Holliúdy” uma comédia brasileira que animou o país. Quando se estreou como produtora do espetáculo “Diário de Pilar na Grécia”, em 2018, ganhou o prémio “Botequim Cultural de Melhor Atriz”. 

Segundo Miriam, tudo começou quando a mesma decidiu fazer uma viagem com a filha e necessitava de um livro para que a pequena se mantivesse entretida. Quando leu algumas partes do texto escrito por Flávia Lins e Silva, apaixonou-se completamente. Mais tarde, propõe ao seu companheiro de aventuras e marido, Roberto Bomtempo, encontrar uma forma de contar a história de forma lúdica. O resultado de ter embarcado neste desafio foram cinco temporadas completamente esgotadas.

“Nós percebemos que conseguíamos encantar de novo os pais e que eles ficassem tocados com um espetáculo para miúdos. O meu foco sempre foi atrair os adultos e tivemos essa resposta”, explicou Miriam.

Quando o casal veio morar para o concelho de Oeiras há cerca de um ano, decidiram procurar teatros que estivessem dispostos a pegar no espetáculo.  Apologistas de que a arte permite romper qualquer tipo de barreiras e que a irmandade entre os países ia jogar a favor deste desafio, avançaram com uma proposta para o Teatro Independente de Oeiras. Conhecido pelo seu leque de peças de teatro infantis, mostrou-se recetivo ao espetáculo e no espaço de um dia estava tudo tratado. 

“Acho que a peça vai ter tanto sucesso em Portugal como no Brasil, mas não estamos a alimentar expectativas porque obviamente lá [Brasil] o livro já era conhecido e tinha muito reconhecimento. No entanto, acreditamos no passa a palavra e que vai correr bem. Se tivesse de convencer os oeirenses a ver a peça, diria que com certeza é um projeto dedicado, feito com muito amor e afeto, e que o espetáculo é para toda a família (mesmo!). Tenho a certeza absoluta que vão usufruir do Teatro Independente de Oeiras tanto ou mais do que já usufruem”, defendeu a atriz. 

Se quer conhecer melhor esta história e ver a reação dos mais pequenos ao longo do espetáculo, saiba que as sessões estão marcadas para todos os sábados e domingos e têm início sempre às 15h30. Esta peça de teatro infantil que já recebeu os prémios de “Melhor Espetáculo” e “Melhor Texto Adaptado” está pronta para conquistar os mais pequenos e oferecer o melhor programa familiar dos últimos tempos. 

Não deixe que todas as sessões esgotem sem ter os seus bilhetes comprados. Pode adquiri-los através da bilheteira online ou no próprio local, isto é: à porta do Teatro Independente de Oeiras. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA