cultura

Depois do sucesso no Brasil, pode ver a peça “Diário de Pilar na Amazónia” em Oeiras

O espetáculo para toda a família chega ao Teatro Independente de Oeiras a 7 de setembro. Os bilhetes já estão à venda.
Pilar tem novas aventuras. Imagem: Gal Oliveira

A coleção de livros infantis “Diário de Pilar”, da escritora brasileira Flávia Lins e Silva, é um sucesso que há muito saiu do papel e ganhou vida em cima do palco. A adaptação para teatro chegou com “Diário de Pilar na Grécia”, que encantou miúdos (e pais) tanto no Brasil como em Portugal. Por cá, esteve em cena no Teatro Independente de Oeiras (TIO), com várias temporadas esgotadas. 

Baseado no livro de Flávia Lins e Silva (com ilustrações de Joana Penna) — que vendeu mais de 200 mil cópias pelo mundo e passou a ser recomendado em diversas escolas do Brasil —, o espetáculo foi protagonizado pelos atores brasileiros Miriam Freeland e Roberto Bomtempo. Em setembro, a Pilar está de volta, desta vez com uma nova e entusiasmante aventura na Amazónia.

“Com a rede mágica, Pilar, Breno e Samba vão parar à Amazónia. Lá, conhecem Maiara, que sonha em ver o mar. Pelo caminho, os amigos ajudam Breno a não sucumbir aos encantos de Iara, ficam sabendo da lenda do boto cor-de-rosa e enfrentam um mateiro que está destruindo a floresta. O mateiro enfrenta a fúria do Curupira e da Cobra-Grande, enquanto Samba se encanta com uma jaguatirica”, revela a sinopse do livro.

“Diário de Pilar na Amazónia” descreve “uma bela aventura onde os personagens descobrem o folclore, a fauna, a flora e os alimentos amazónicos” e é também isso que pode esperar do espetáculo, que pretende despertar a consciência do público, sobre “a importância da floresta para termos futuro”.

As aventuras desta série de livros são uma forma lúdica e pedagógica de abordar temas profundos, apresentados de forma mais leve e divertida aos miúdos. “Estou encantada com a adaptação do livro para a peça. O público vai fazer uma imersão sensorial na Amazónia e certamente sairá muito tocado e transformado”, afirma Flávia Lins e Silva. 

Miriam Freeland dá mais uma vez vida à emblemática personagem infantil. “A peça reúne, de forma não didática, informações pouco conhecidas e muito úteis sobre o bioma da floresta e sua preservação, tornando-se um potencial instrumento de educação ambiental através da arte”, refere a atriz e também idealizadora do projeto. 

Miriam Freeland é Pilar. Imagem: Gal Oliveira

O restante elenco é composto por Roberto Bomtempo, Gonçalo Lima, Beatriz Cadete, Rodrigo Balseiro, Lucas Lins e Silva, com a participação da atriz indígena Ludimila D’Angelis, que fez parte da peça no Brasil e vai estar também na versão em Portugal. O espetáculo conta com canções originais de Marco de Vita e Symone Strobel, esta última responsável pela encenação e adaptação.

“Através da história da menina Pilar, que embarca na sua rede mágica, numa aventura com seus amigos, para deter um grupo de madeireiros predadores, a peça é potencial ferramenta para a educação ambiental das novas gerações. O espetáculo, um encontro afetivo com a riqueza e o mistério da floresta amazónica, abrange o público de todas as idades, trazendo canções originais, personagens da cultura dos povos originários brasileiros e um elenco diverso, formado por atores portugueses e brasileiros, para que juntos exaltem de forma poética e lúdica o povo, flora e fauna amazónicas”, refere Strobel.

Esta será a 96.ª produção do Teatro Independente de Oeiras. “Tenho o grato privilégio de coproduzir o espetáculo ‘Diário de Pilar na Amazónia’, na sua versão para Portugal, com o Movimento Carioca, da fantástica dupla de artistas Roberto Bomtempo e Miriam Freeland, detentores de um currículo invejável, só alcançável para os grandes, quer em cima do palco, quer, sobretudo, na vida”, afirma Carlos d’ Almeida Ribeiro, diretor do TIO. 

Depois de ter feito muito sucesso no Brasil, sendo indicado a vários prémios, incluindo o de Melhor Espetáculo de 2023 pela APTR — Associação dos Produtores de Teatro, a peça vai estrear no dia 7 de setembro, sábado, no Teatro Independente de Oeiras. Poderá vê-la aos sábados e domingos, às 15h30, até 27 de outubro. 

“Diário de Pilar na Amazónia”, classificada para maiores de seis anos, tem 65 minutos de duração. Os bilhetes custam entre 10€ a 15€ e pode comprá-los online ou nos locais habituais. “Venha para a nossa festa amazónica”, convida o elenco. Pode seguir a página de Instagram da peça para ficar a par das novidades. 

Leve os miúdos. Imagem: Gal Oliveira

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA