O 25 de Abril de 1974 celebrou o cinquentenário em 2024, mas as comemorações estão longe de chegar ao fim. Apesar das inúmeras iniciativas que marcam a data todos os anos, há sempre homenagens e outros tributos ao dia que ditou o fim da ditadura em Portugal.
Desta vez, a homenagem em Oeiras é feita aos presos políticos na Cadeia de Caxias. Intitulada de ‘Resistência e Liberdade – Tantas Histórias para Contar’, a exposição comemorativa poderá ser visitada gratuitamente a partir do dia 30 de setembro, pelas 18h30.
A mostra, com curadoria da Memória Imaterial CRL, insere-se no projeto ‘Mural de Homenagem aos Presos Políticos de Caxias’, e vai estar patente, no Palácio do Egipto, até ao dia 25 de abril de 2026.
A exposição conta a história de 50 pessoas que conheceram a prisão de Caxias e que acabaram por ser protagonistas de um percurso coletivo que abriu caminho à liberdade conquistada em abril de 1974.
“A narrativa foi construída em conjunto com os resistentes e traduz-se numa intervenção artística imersiva que combina vídeo, artes visuais e cenografia. ‘Resistência e Liberdade – Tantas Histórias para Contar’ incentiva o diálogo entre gerações, estimulando a reflexão sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade”, pode ler-se na sinopse.
O Palácio do Egito, situado na rua Álvaro António dos Santos, em Oeiras, pode ser visitado de terça-feira a sábado, das 11 às 17 horas, sendo comum acolher exibições gratuitas sobre os mais variados temas culturais e históricos.

LET'S ROCK







