cultura

Criador de “Vikings” está a preparar uma nova série sobre “O Grande Gatsby”

Michael Hirst é um enorme fã do clássico da literatura norte-americana. Parece que vem aí um novo fenómeno.
O novo projeto após “Vikings”.

O nome Michael Hirst está por trás de projetos como “Os Tudors” e “Vikings”, série que lançou recentemente a sua sexta e última temporada e que por cá tem estado a ser transmitida no TVCine Action. Agora, foi revelado qual vai ser o seu próximo projeto

Hirst será o responsável por uma nova adaptação de “O Grande Gatsby”, obra maior de F. Scott Fitzgerald, lançada em 1925. O livro já mereceu ao longo das décadas diferentes adaptações ao ecrã, entre elas a adaptação de 2013 de Baz Luhrmann. Desta vez, revela o “The Hollywood Reporter”, será uma minissérie.

Hirst é um confesso fã de “O Grande Gatsby”, como realça a mesma publicação. “Parece que vivi com Gatsby a vida toda, primeiro na escola, depois a ensiná-la em Oxford nos anos 1970 e a relê-lo periodicamente ao longo dos anos”. O novo projeto ainda está numa fase inicial, não se sabendo quem irá integrar o elenco nem quando e onde irá estrear. Certo é que Hirst vai colaborar no projeto com os descendentes do escritor.

A história decorre em plena era do jazz dos loucos anos 20. O narrador, Nick, conta a história do milionário misterioso conhecido como Jay Gatsby e a obsessão deste com um amor antigo.

O livro mereceu elogios aquando do lançamento mas foi só quase duas décadas depois, na Segunda Guerra Mundial, que se tornou um clássico incontornável da literatura norte-americana. Quando Fitzgerald morreu, em finais de 1940, um novo culto em torno da obra cresceu, ao ponto de o livro ter sido sugerido como uma das obras que os EUA deram aos seus soldados enviados para a frente de batalha na Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da guerra, muitos desses veteranos voltaram à vida civil, com a possibilidade de acederem ao ensino superior. De obra elogiada a pequeno fenómeno de culto, o livro acabaria por se tornar uma das obra mais estudadas na academia norte-americana e um clássico que tem sobrevivido ao teste do tempo.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA