A par com a exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”, que reúne obras de artistas nacionais e internacionais, foi definida uma programação paralela que pretende trazer a debate tópicos relacionados com o tema da mostra, entre outras atividades, num programa cultural diversificado.
Com curadoria de Marta Crawford e Fabrícia Valente, a exposição aborda o tema do prazer sexual feminino, a partir de uma perspectiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente e acabar com os tabus sobre o mesmo. Ao todo são 35 os artistas que ali têm expostas as suas obras, divididas pelas três partes da exposição, dedicadas a três diferentes órgãos: cérebro, pele e clitóris.
A mostra deve o nome “Amor Veneris” ao termo utilizado pelo anatomista italiano Matteo Realdo Colombo, em 1579, para classificar o clitóris, reconhecendo o seu importante papel no prazer sexual feminino. “É o único órgão que tem como função exclusiva dar prazer. E há muito para descobrir sobre ele. Aquilo que entendemos como o clitóris, é só a ponta do iceberg. Todas nós temos uma estrutura dez vezes maior do que aquilo que achamos, com cerca de oito mil terminações nervosas, o dobro daquilo que um pénis tem”, remata a sexóloga.
Para agosto estão definidos quatro eventos em que pode participar. Tome nota dos dias e dos respetivos horários das atividades.
5 de agosto (sexta-feira)
18 horas — Visita pop up à exposição e performance de poesia erótica no feminino. Às 18 horas, a perfumista Cláudia Machado realiza uma visita pop-up à sua obra “Perfumes”, criada especialmente para esta mostra. A seguir, decorre a performance “Carne Poética”, com as poetisas Li Alves e Maria Giulia Pinheiro, que apresentam poemas autorais, acompanhados de cinema expandido e imagens manipuladas.
7 de agosto (domingo)
17 horas — Visita orientada com as curadoras Marta Crawford e Fabrícia Valente, que vão falar sobre o conceito da exposição e sobre a escolha das obras e dos artistas. Para participar, é necessário comprar de bilhete para a exposição e levantar uma senha na bilheteira do Palácio Anjos, a partir das 16 horas. O limite máximo de participantes é de 20 pessoas.
11 de agosto (quinta-feira)
18 horas — Oficina do prazer: “Play Body: cenas da vida interior de um corpo cenográfico”, conduzida por Os Espacialistas. Trata-se de uma atividade de reparações interiores e géneros ficcionais, onde, a partir das obras de arte presentes na exposição, os participantes vão aprender a reparar no corpo dos espaços que os rodeiam e nas “cenas da vida interior” que os caracterizam. Realiza-se na sala de serviço educativo e tem a duração de 1h30.
20 de agosto (sábado)
17 horas (horário a confirmar) — Conversa: “A violência sexual sobre as mulheres”, com a participação de Mª João Faustino, Lisa Vicente e Rosa Monteiro, moderada por Marta Crawford.
28 de agosto (domingo)
11 horas — Domingos para família: aula de defesa pessoal para mães e filhas, “Fight like a girl”. Com Teresa Mendes Coelho, campeã europeia de Jiu Jitsu japonês e medalha de ouro no europeu de jiu jitsu japonês. Decorre na Sala Multiusos, com a duração de 1h45, com o número máximo de 20 inscrições.
Todas as atividades são gratuitas, mas sujeitas à compra de um bilhete para a exposição (o valor é de 5€) e à marcação prévia, que pode fazer através do email programacao@nullmusex.pt. Há também visitas orientadas à exposição todas as terças e sextas-feiras, ao meio-dia e às 17 horas, com uma inscrição mínima de oito pessoas.
“Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino” conta com o apoio do Município de Oeiras e está aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 11 e as 19 horas (sextas e sábados até às 20 horas) até dia 30 de dezembro, no Palácio Anjos, em Algés.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos espaços da exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”.