cultura

Conheça os livros que serão discutidos em grupo nas bibliotecas municipais este mês

Em novembro, há quatro obras em análise nos encontros de leitores, organizados pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras.
Tenha boas leituras.

Gosta de ler, mas sente que não tem ninguém próximo com quem partilhar o entusiasmo pelas histórias que vai conhecendo através dos livros? As Bibliotecas Municipais de Oeiras arranjaram uma solução: criaram um grupo de leitores, que se reúne em diversos encontros mensalmente, para discutir leituras previamente definidas. 

As sessões são moderadas pelos técnicos da cada biblioteca, num ambiente informal e descontraído, onde se partilham opiniões sobre um livro, a história e as personagens. Ali, os gostos discutem-se e todas as opiniões são válidas e bem-vindas, numa troca de ideias sobre o desenvolvimento da narrativa, com a possibilidade de elogiar ou criticar um final. 

O objetivo é também fazer com que os leitores possam descobrir novos livros e autores que não conheciam e que, de acordo com os responsáveis pela organização do projeto, valem a pena. No mês de novembro, por exemplo, todas as escolhas, tanto nacionais como internacionais, são obras que mereceram elogio da crítica e do público. 

Dino Buzatti escreveu aquela que é considerada uma das obras-primas do século XX. Harper Lee alcançou um enorme reconhecimento ao vencer o Prémio Pulitzer, em 1961. Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel da Literatura, em 2022. E a nossa Lídia Jorge tem vindo a ser destacada em diversos prémios nacionais com o livro que acompanhou o processo de luto pela morte da mãe. 

Pegue já nos livros para começar a ler a tempo de marcar presença nos encontros que se vão realizar em novembro. Há cinco eventos para discutir quatro obras (fala-se do mesmo livro em dois dias diferentes), que vão enriquecer a biblioteca de qualquer leitor. Um deles (a 27 de setembro) é destinado a um público jovem adulto (maiores de 16 anos), mas todos podem participar. 

Conheça as datas e locais de cada encontro.

6 de novembro (segunda-feira)

18 horas — “O Deserto dos Tártaros”, de Dino Buzatti, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

13 de novembro (segunda-feira)

18 horas — “O Deserto dos Tártaros”, de Dino Buzatti, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

18 horas — “Misericórdia” de Lídia Jorge, na Biblioteca Municipal de Carnaxide.

27 de novembro (segunda-feira)

18 horas — “Mataram a Cotovia”, de Harper Lee, na Biblioteca Municipal de Carnaxide e online.

29 de novembro (quarta-feira)

18 horas — “O Acontecimento”, de Annie Ernaux, na Biblioteca Municipal de Algés.

Os encontros são de participação livre, mas terá de se inscrever previamente. Para os eventos que decorrem na Biblioteca Municipal de Algés, situada no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, na Cruz Quebrada, pode ligar para o número 214 406 340 ou enviar email para maria.cruz@nulloeiras.pt. 

Para a Biblioteca Municipal de Carnaxide, que fica na Rua Cesário Verde, naquela localidade, o contacto telefónico é o 210 977 434 e o email é josefina.melo@nulloeiras.pt, com exceção do encontro de dia 27 de novembro. Neste caso, a inscrição faz-se para o email ana.cruz@nulloeiras.pt.

Já para inscrições nos encontros que vão decorrer na Biblioteca Municipal de Oeiras, na Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro, ligue para 214 406 340 ou envie email para rute.a.oliveira@nulloeiras.pt.

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre cada um dos livros que será discutido nestes encontros.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA