cultura

Conheça as atividades que pode fazer nas bibliotecas de praia em Oeiras este verão

A programação, pensada para toda a família, vai correr os diferentes areais do concelho. Fique a par das datas.
Aproveite para pôr a leitura em dia.

Pelo terceiro ano consecutivo, os areais do concelho de Oeiras contam com a presença de bibliotecas de praia. Uma iniciativa promovida pelo munícipio, que contribui para um dos maiores prazeres dos leitores em dias de praia: perderem-se nas páginas de um bom livro, entre mergulhos, enquanto apanham sol ou relaxam à sombra. Estão disponíveis livros, jornais e revistas em papel, cujo empréstimo é totalmente gratuito, diariamente entre as 9 e as 19 horas, até 7 de setembro.

Mas esta não é a única função destes espaços, situados nas quatro praias oficiais do concelho (Torre, Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias), ao longo do verão. Paralelamente, foram desenvolvidas iniciativas, igualmente gratuitas, para dinamizar os dias de praia nos meses de julho e agosto.

Assim, os banhistas podem participar em oficinas e atividades ligadas à literatura e à sustentabilidade, sozinhos ou em família. Ir à praia pode também ser um momento de aprendizagem, tanto para os adultos como para os miúdos, pois sempre aprendem algo novo, entre um mergulho e outro. 

Esta semana, a 28 de julho, sexta-feira, vai decorrer uma oficina de moinhos de vento, dedicada a miúdos dos seis aos 12 anos. Ali, os mais pequenos vão poder aprender a construir moinhos de vento utilizando material variado de desperdício, a partir dos livros “Para onde vai?” de Luísa Costa Macedo e “O conto da baleia” de Karen Swann. A atividade decorre às 16 horas na Praia da Torre. 

Outra das iniciativas, desta vez para todas as idades e que será certamente um sucesso, é a oficina de cianotipia. Consiste numa técnica manual que resulta num processo criativo de impressão fotográfica, em tons monocromáticos de azul, que permite conseguir todo o tipo de imagens de forma simples e com poucos materiais. A primeira sessão decorre esta quinta-feira, 27 de julho, em dois horários diferentes, às 10h30 e às 16 horas, na Praia de Santo Amaro. Na semana seguinte, irá acontecer (nos mesmos horários) na Praia de Santo Amaro a 2 de agosto, na Torre a 3 de agosto e em Caxias a 4 de agosto. 

Para fechar a sequência de oficinas criadas especialmente para esta época, as bibliotecas de praia vão ensinar as técnicas de encadernação, numa atividade que chamam “encadernar de chinelos”. Esta atividade irá passar pela Praia de Paço de Arcos a 17 de agosto, pela de Santo Amaro a 18 de agosto e, por último, pela de Caxias e Torre a 19 de agosto. Poderá participar num dos dois horários disponíveis, às 10h30 e às 16 horas. 

Num ambiente mais relaxante, as bibliotecas de praia vão também ter sessões de “Contos na areia”, baseadas em leitura de histórias, misturada com uma oficina sobre inspirar e expirar, virada para miúdos dos cinco aos nove anos. “Vamos respirar com as ondas do mar?”, é o que convite que a organização faz às famílias. Marque na agenda: esta atividade decorre no dia 1 de agosto, em Caxias, e no dia 17 de agosto, em Santo Amaro, sempre às 10h30. 

Para mais informações ou para se inscrever em alguma das atividades, pode dirigir-se aos balcões das bibliotecas de praia ou enviar um email para oeirasaler@nulloeiras.pt.

De seguida, carregue na galeria para conhecer boas opções de saladas frescas, que pode levar na lancheira da praia, sugeridas pela nutricionista oeirense Cátia Carvalho Silva. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA