cultura

COGITO 2021: as conversas sobre o futuro e a tecnologia chegaram a Oeiras

Este é o tema transversal desta edição do evento que começou na quarta-feira, dia 8 de setembro.
Palácio Flor da Murta.

O Humanismo Tecnológico e a forma como está a transformar a sociedade e as nossas vidas é o tema da edição deste ano do COGITO – Ideias que Transformam. Um dos objetivos do evento é trazer novas áreas da discussão pública, incentivando a participação de qualquer pessoa. 

Entre os 80 eventos da programação, inserem-se conversas envolventes na página de Facebook do Cogito ou presencialmente no Palácio Flor da Murta. Pode assistir aos debates todas as quartas e quintas-feiras, às 21h30. O cientista Jorge Carneiro é o primeiro orador com o tema “Por que a vida não se extinguiu?”.

Até ao fim do mês de novembro, o programa inclui uma maratona criativa, destinada a famílias e amigos, que mistura criatividade e diversão, marcada para as 9h30 do dia 7 de novembro. “E não tenham medo. Não vão pintar quadros nem tocar piano. Vão desenvolver a vossa capacidade de observar e de resolver problemas de forma diferente”, esclarece o site da iniciativa. 

Nas sessões online sobre a arte, entre 9 e 30 de setembro, vai ter a oportunidade de perceber o que se aprende com as artes plásticas, a literatura, a arquitetura e o design, a música e o cinema.  Nos dias 14, 21, e 28 de outubro, e nos dias 4, 11, 18 e 25 de novembro, vão decorrer masterclasses com filósofos, escritores e cientistas para as quais se pode inscrever.

O COGITO quer entusiasmar o público, incentivar o debate e ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico. É nesse âmbito que entra o FORUM OEIRAS 27, um espaço onde qualquer pessoa pode apresentar uma ideia. “Não interessa a área em que se insere a ideia. Pode ser empreendedorismo, arte, política ou sociedade. Interessa apenas a vontade de transformar.” Se for corajoso, no dia 20 de novembro, às 17 horas, vá até ao Palácio Flor da Murta, em Paço de Arcos, e mostre o seu projeto individual. 

Para assistir ao vivo ao evento e participar nos jogos, masterclasses ou integrar o Fórum, só tem de enviar o seu nome e número de telefone para inscricoes@nullcogito.pt. Não se demore, porque o COGITO é gratuito e as inscrições são limitadas. 

 

 

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA