cultura

“Challenge”: este vai ser o primeiro filme de sempre gravado no espaço

Vai ser gravado em outubro por uma pequena equipa russa na Estação Espacial Internacional.
Yulia Peresild será a protagonista.

Se durante a Guerra Fria houve uma enorme corrida ao espaço, como forma de mostrar os avanços tecnológicos de cada regime e sistema político, agora estamos na era dos privados no espaço. Depois de alguns dos maiores milionários do planeta, como Richard Branson e Jeff Bezos, viajarem em foguetões durante alguns minutos, agora essa febre chegou ao mundo do cinema.

Foi no ano passado que foi noticiado que a Universal Pictures estava em negociações para que o novo filme protagonizado por Tom Cruise fosse rodado no espaço. Seria um projeto conjunto do próprio ator e produtor, da NASA e do empresário Elon Musk. A produção seria realizada por Doug Liman.

Agora, foi dada permissão ao realizador russo Klim Shipenko para gravar um filme no espaço — deverá ser o primeiro de sempre. Shipenko vai viajar em outubro com a atriz Yulia Peresild e o cosmonauta Anton Schaplero, que os vai acompanhar até à Estação Espacial Internacional, onde será gravado “Challenge”.

O trio começou a preparar-se em maio para esta viagem — apesar da formação de vários meses, foi mais curta do que o habitual. Tiveram de se habituar às condições de gravidade zero e aprender sobre os sistemas operativos do foguetão em que irão viajar. Irão permanecer no espaço durante cerca de 12 dias.

A história vai envolver um cosmonauta que entra em paragem cardíaca. Apesar de sobreviver, precisa de ser submetido a uma cirurgia para assegurar a sua saúde e a segurança da sua missão. Uma cirurgiã é enviada à Estação Espacial Internacional para fazer o procedimento — tem apenas algumas semanas para se preparar para a viagem.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA