É considerado um dos melhores compositores e pianistas portugueses e, por isso, a sua morte prematura em 2012 foi um choque tanto para o público como para a comunidade artística. Bernardo Sassetti deixou obra feita e, ao longo dos últimos anos, têm-lhe sido feitas várias homenagens. No final deste mês há mais uma, organizada pelo Município de Oeiras.
Para assinalar aquela que seria a data do seu aniversário, 24 de junho, serão realizados dois espetáculos: nos dias 30 de junho, sexta-feira, e 1 de julho, sábado, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. Em palco estarão os músicos contemporâneos e seus cúmplices de sempre, Mário Laginha e Pedro Burmester, e um músico da nova geração, João Barradas, que juntos tocarão a sua obra. Os arranjos serão todos originais. “A sua obra e a memória da sua carismática e empática personalidade serão celebrados em palco em dois concertos únicos”, garante a organização.
Bernardo Sassetti foi um pianista e compositor que compôs para cinema, teatro e até bailado, mas foi como músico de jazz que ficou mais conhecido entre o público. “Talento singular e criador prolífico sempre cruzou despudoradamente estéticas, referências, géneros e universos com apurada sensibilidade”, refere a organização.
Gravou e tocou com inúmeros e prestigiados músicos de jazz estrangeiros e, em Portugal, entre outros, com Mário Laginha (durante mais de uma década), Carlos Martins, o Moreiras Jazztet (Pedro, Bernardo e João Moreira, seus primos), Carlos Barreto e Alexandre Frazão (o seu Trio). Colaborou fora do jazz com grandes cantores e grupos portugueses como Carlos do Carmo, Camané, Kátia Guerreiro, Luís Represas, Rui Veloso, Sérgio Godinho, Da Weasel, entre outros.
A Casa Bernardo Sassetti, criada em Setembro de 2012 para divulgar o legado do artista (com mais de 500 peças originais escritas onde se incluem bastantes inéditos, um vasto espólio fotográfico e também inéditos trabalhos de cinema) e para fomentar a utilização dessa obra por outros músicos e pelas novas gerações, associa-se a esta iniciativa.
Marque, então, na agenda: no dia 30 de junho, o espetáculo acontece pelas 21h45. Nesse dia, poderá assistir a Mário Laginha & Pedro Burmester, que tocarão a solo e a quatro mãos as obras do companheiro e amigo. Doze anos depois do último concerto de três pianos (que juntou, durante vários anos, os três músicos), os dois pianistas homenageiam a obra do parceiro e os momentos partilhados a três.
Já no dia 1 de julho, às 21h30, será a vez do espetáculo “João Barradas Quinteto toca Bernardo Sassetti”. O jovem músico e compositor, que faz parte da nova geração de músicos de jazz portugueses, aceitou o desafio de interpretar as composições do homenageado com arranjos originais para um ensemble inédito: Ricardo Toscano no saxofone, Afonso Pais guitarra, Demian Cabaud no contrabaixo e João Lopes Pereira bateria.
Pode adquirir os bilhetes online, através da Ticketline ou nos locais habituais. Os preços variam entre 10€ e 12,50€.