“ONNI — Objeto Náutico Não Identificado” é o nome da comédia histórica que, através do humor, retrata a chegada dos europeus à América do Sul, no ano de 1500. Este espetáculo surge como celebração dos 200 anos da independência do Brasil, com um elenco composto por três atores lusófonos: o angolano Anilson Eugénio, o brasileiro Armando Amaral e o português João Lima.
Com produção da Neurónios Anónimos e encenada pelo inglês John Mowat, a peça estará em cena este fim de semana, 26 e 27 de novembro, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. No sábado, dia 26, a sessão começa às 21h30, e no domingo, dia 27, está marcada para as 16 horas. “Conhecer o passado é compreender o presente e a consciência de que ele pode e deve ser alterado”, podemos ler na sinopse.
Este é um espetáculo dinâmico, que aborda temas importantes, como a educação para o respeito dos direitos humanos, a igualdade de género e de oportunidades, a promoção de uma cultura de paz e não violência e a valorização da diversidade cultural. É, por isso, uma peça destinada a toda a família, para todas as idades, desde jovens a adultos.
A primeira versão da peça estreou em 2010 e foi apresentada em várias cidades do País. As duas apresentações deste fim de semana, em Carnaxide, decorrem no âmbito do programa Oeiras Educa+, dirigidas a alunos do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário. As escolas poderão fazer a marcação para assistir à comédia através do portal Oeiras Educa+.
Para o público em geral, a entrada é gratuita, mas ainda assim tem que reservar o seu lugar. Faça-o através do email neuroniosanonimos@nullgmail.com.
