São muitas as atividades ligadas à literatura que as Bibliotecas Municipais de Oeiras promovem ao longo do ano. Um dos projetos que tem conquistado cada vez mais destaque é o “Nós, Leitores”, que recebe mensalmente uma figura pública para falar sobre livros e leituras.
A próxima sessão vai decorrer já esta quarta-feira, dia 20 de setembro. O convidado será Fernando Ribeiro, membro da banda de heavy metal português “Moonspell”, criada em 1992, com uma enorme legião de fãs até hoje. Ao longo de três décadas, vendeu milhares de discos e deu concertos nos cinco continentes.
A par com a música, Fernando Ribeiro sempre revelou uma grande paixão pela escrita, que começou em 2001 quando lançou o seu primeiro livro de poesia, “Como Escavar um abismo”, ao qual se seguiram outros dois, “As Feridas Essenciais” e “Diálogo de Vultos”. O amor pelas letras levou-o ao curso de Filosofia e mais tarde decidiu experimentar escrever no campo da ficção, com “Senhora Vingança”, uma obra de contos, de 2011.
Tem dois romances editados, “Bairro Sem Saı́da” e “Café Kanimambo”, este último lançado pela Suma de Letras, em maio de 2023, caracterizado “entre o thriller e a narrativa hardcore”. Fernando Ribeiro começa a despertar na literatura o mesmo impacto que tem na música. Prova disso é que, brevemente, irá percorrer o País a promover os livros que escreveu.
O evento “Nós, Leitores” terá, então, início às 21h30, na Biblioteca Municipal de Carnaxide e a participação é gratuita. No entanto, a entrada está sujeita à capacidade da sala e será por ordem de chegada. No caso de não poder estar presente, o evento vai ser transmitido na página de Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais.
A iniciativa tem como objetivo desafiar figuras públicas “a escolher um dos livros que mais prazer lhe proporcionou”, como refere a organização, assim como comentar o livro que estão a ler de momento e aquele “cuja leitura anda a adiar indefinidamente”.
O evento será moderado por Tito Couto, formado em jornalismo, que já produziu dezenas de eventos literários nacionais e internacionais, como a Feira do Livro de Bogotá, em 2013, e a de Guadalajara, em 2018. Há 12 anos que dinamiza o programa “Conta-me histórias” onde entrevistou diversos músicos portugueses. Em 2016, Tito Couto lançou o livro “Algo estranho acontece”, sobre António Zambujo e Miguel Araújo e escreveu a biografia da cantora Carmen Miranda.