Foi uma das últimas obras publicadas por José Saramago. “Caim” chegou às livrarias em 2009, um ano antes da morte do escritor português. Neste livro, recontam-se episódios bíblicos do Velho Testamento sob o ponto de vista de Caim, que, depois de assassinar o seu irmão, trava um incomum acordo com Deus e parte numa jornada que o levará aos mais recônditos confins da criação.
“Caim, filho de Adão e Eva, a viver já longe do Paraíso, sente-se preterido por Deus em relação a Abel. Num ato de inveja, comete um fratricídio. Após uma discussão com Deus, em que o culpa igualmente por esse crime — se é omnipotente, podia tê-lo impedido — Caim é condenado a andar errante e perdido pelo mundo, eternamente. Cruzando-se com personagens conhecidas da Bíblia, de Abraão a Job e Noé, Caim, na voz de Saramago, é um homem revoltado: o primeiro criminoso do mundo, que se sente ultrapassado pelo seu próprio criador”, podemos ler na descrição da peça.
Tal como acontece com várias obras do escritor que conquistou o Prémio Nobel da Literatura, esta também inspira companhias de teatro a levar a história presente nas páginas até ao palco. É isso que vai acontecer a partir da próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, no Teatro Independente de Oeiras (TIO).
É nessa data que estreia a peça “Caim”, com adaptação de Artur Ribeiro, encenação de Carlos d’Almeida Ribeiro e produção musical de Miguel Amorim. No elenco conta com Carlos d’Almeida Ribeiro, Jaime Soares, André Nunes e Mafalda Teixeira.
“Este espetáculo, de abordagem inovadora, propõe uma estética plástica que funde tecnologia, interpretação e música ao vivo, revisitando a obra de Saramago nas comemorações do centenário. A irreverência, ironia e mordacidade do espetáculo então em consonância com as da obra em causa e visam o despertar de consciências e do espírito critico numa reflexão sobre um dos temas mais controversos da humanidade — a religião”, garante o TIO.
A peça, classificada para maiores de 16, estará em cena até 18 de março, todas as sextas e sábados às 21h30, na sede do TIO, situada na Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº 2, em Santo Amaro de Oeiras. Os bilhetes custam 16€ e pode adquiri-os online. Para reservar lugares de mobilidade reduzida envie email para bilheteira@nullteatrodeoeiras.com.
O Teatro Independente de Oeiras tem também em cena, neste momento, aos sábados e domingos à tarde, o espetáculo “Os Miaus”, para toda a família.