cultura

“Caim” de Saramago sobe ao palco do Teatro Independente de Oeiras este mês

A peça estará em cena de 20 de janeiro a 18 de março. Os bilhetes já estão à venda.
Mais uma produção do Teatro Independente de Oeiras.

Foi uma das últimas obras publicadas por José Saramago. “Caim” chegou às livrarias em 2009, um ano antes da morte do escritor português. Neste livro, recontam-se episódios bíblicos do Velho Testamento sob o ponto de vista de Caim, que, depois de assassinar o seu irmão, trava um incomum acordo com Deus e parte numa jornada que o levará aos mais recônditos confins da criação.

“Caim, filho de Adão e Eva, a viver já longe do Paraíso, sente-se preterido por Deus em relação a Abel. Num ato de inveja, comete um fratricídio. Após uma discussão com Deus, em que o culpa igualmente por esse crime — se é omnipotente, podia tê-lo impedido — Caim é condenado a andar errante e perdido pelo mundo, eternamente. Cruzando-se com personagens conhecidas da Bíblia, de Abraão a Job e Noé, Caim, na voz de Saramago, é um homem revoltado: o primeiro criminoso do mundo, que se sente ultrapassado pelo seu próprio criador”, podemos ler na descrição da peça.

Tal como acontece com várias obras do escritor que conquistou o Prémio Nobel da Literatura, esta também inspira companhias de teatro a levar a história presente nas páginas até ao palco. É isso que vai acontecer a partir da próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, no Teatro Independente de Oeiras (TIO). 

É nessa data que estreia a peça “Caim”, com adaptação de Artur Ribeiro, encenação de Carlos d’Almeida Ribeiro e produção musical de Miguel Amorim. No elenco conta com Carlos d’Almeida Ribeiro, Jaime Soares, André Nunes e Mafalda Teixeira. 

“Este espetáculo, de abordagem inovadora, propõe uma estética plástica que funde tecnologia, interpretação e música ao vivo, revisitando a obra de Saramago nas comemorações do centenário. A irreverência, ironia e mordacidade do espetáculo então em consonância com as da obra em causa e visam o despertar de consciências e do espírito critico numa reflexão sobre um dos temas mais controversos da humanidade — a religião”, garante o TIO.

A peça, classificada para maiores de 16, estará em cena até 18 de março, todas as sextas e sábados às 21h30, na sede do TIO, situada na Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº 2, em Santo Amaro de Oeiras. Os bilhetes custam 16€ e pode adquiri-os online. Para reservar lugares de mobilidade reduzida envie email para bilheteira@nullteatrodeoeiras.com. 

O Teatro Independente de Oeiras tem também em cena, neste momento, aos sábados e domingos à tarde, o espetáculo “Os Miaus”, para toda a família. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA