cultura

Café com Letras volta a receber Isabel Rio Novo. Sessão acontece esta semana em Oeiras

A iniciativa literária está marcada para dia 11 de outubro. A nova biografia de Camões será um dos temas em destaque.
Imagem: Município de Oeiras

Poder passar um serão a conversar ou a ouvir escritores falar sobre literatura é a definição de uma noite de sexta-feira perfeita para os book lovers. E é precisamente isso que vai acontecer esta semana, no dia 11 de outubro. Está marcada, na Biblioteca Municipal de Oeiras, mais uma sessão do Café com Letras, desta vez com a escritora portuense Isabel Rio Novo.

A iniciativa, promovida pela rede de bibliotecas municipais do concelho, pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público. Trata-se de uma conversa sobre literatura, com convidados especiais, que conta com mais de 100 edições.

Esta não será uma estreia para Isabel Rio Novo, que já foi convidada do Café com Letras, em 2022, na Biblioteca de Carnaxide. Um dos principais temas da conversa, na altura, foi a sua biografia sobre Agustina Bessa-Luís, intitulada “O poço e a estrada” e lançada em 2019 pela Contraponto Editores (a propósito da celebração do centenário do seu nascimento), mas também o seu mais recente livro, na época, “Madalena”, lançado pela Dom Quixote. 

Desta vez, a conversa partirá de uma nova biografia escrita por Isabel Rio Novo, centrada na história de Luís Vaz de Camões. A obra, intitulada “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte” foi lançada em junho deste ano, pela Contraponto Editores. “Quem foi o homem antes da lenda? Que circunstâncias da sua vida levaram a que se tornasse um mito? Antes de ser convertido em símbolo da nacionalidade ou em paradigma do poeta genial, Luís Vaz de Camões foi quase tudo quanto um homem podia ser no tempo em que viveu”, lê-se na sinopse.

“500 anos depois do nascimento de Luís Vaz de Camões, ‘Fortuna, Caso, Tempo e Sorte’ é um avanço decisivo no conhecimento da biografia do homem e do poeta, em que o rigor da pesquisa se alia ao registo inconfundível de umas das grandes vozes da literatura portuguesa contemporânea”, refere a apresentação da obra. 

Isabel Rio Novo estará, assim, à conversa com o jornalista José Mário Silva, anfitrião da iniciativa, num encontro que se pretende informal e que irá também abordar o seu percurso pela escrita. Doutorada em Literatura Comparada, é professora de escrita criativa e de várias disciplinas nas áreas de literatura, cinema e artes.

Com uma vasta produção académica, destaca-se também como ficcionista, tendo escrito diversas obras, como “O Diabo Tranquilo” (2004), “A Caridade” (2005, vencedor do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes), “Histórias com Santos” (2014), “Rio do Esquecimento” (2016), “A Febre das Almas Sensíveis” (2018, finalista do Prémio LeYa), “Rua de Paris em Dia de Chuva” (2020, finalista do Prémio Europeu de Literatura e do Prémio de Narrativa do PEN Clube) e “Madalena” (2022, vencedor do Prémio Literário João Gaspar Simões). 

A sessão começa às 21 horas na Biblioteca Municipal de Oeiras. A entrada é livre, mas convém chegar um pouco antes da hora marcada para garantir o seu lugar. Caso não consiga ir até lá, saiba que a sessão será transmitida em direto no Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras, assim como no canal de YouTube do Município de Oeiras. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA