cultura

“Buzz Lightyear” chegou ao cinema de Oeiras esta semana

A produção da Pixar é o grande destaque do cartaz do Oeiras Parque juntamente com "O Relatório Auschwitz".
Buzz Lightyear está de volta aos ecrãs.

Esta semana estrearam dois filmes nas salas de cinema do Oeiras Parque que tem, neste momento, seis películas em cartaz. “Buzz Lightyear” e “O Relatório Auschwitz” vêm reforçar a seleção cinematográfica eclética que pode encontrar no centro comercial do concelho. Há filmes para todos os gostos, desde ação, aventura, animação, fantasia e uma história baseada em factos reais.

A grande estreia da semana é “Buzz Lightyear”, para felicidade de todos os fãs do universo de “Toy Story“. Foi em 1995 que ficámos a conhecer este destemido e egocêntrico astronauta, que agora ganhou um filme em nome próprio. O herói parte numa missão que visa explorar diferentes planetas, mas algo corre mal e toda a equipa fica em perigo.

Aparentemente, este seria mais um filme de animação para divertir um público jovem e adulto mas, na verdade, acabou por criar uma grande polémica. Em causa está a relação homossexual de duas personagens femininas, que trocam um beijo, o que fez com que a exibição da produção fosse proibida em locais como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos ou Malásia. Saiba mais neste artigo da NiT. 

A produção dos estúdios da Pixar, realizada por Angus MacLane, está disponível nos cinemas nacionais na versão original, com legendas, mas também com dobragem em português. Chris Evans dá voz ao astronauta.

Conheça todos os filmes que pode ver em Oeiras esta semana.

Cinemas NOS Oeiras Parque 

Buzz Lightyear“, de Angus MacLane, apresenta a história da origem de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo e acompanha o lendário space ranger numa aventura intergaláctica enquanto tenta regressar a casa, através do espaço e do tempo. Buzz Lightyear e uma equipa de astronautas estão a explorar diferentes planetas. Quando chegam a um território habitado por criaturas agressivas, são obrigados a sair rapidamente, mas uma manobra demasiado ambiciosa de Buzz corre mal e os astronautas ficam encalhados naquele sítio. Sessões: em português na sala 1, às 13h20, 16 horas, 18h40; na versão original, na sala 1, às 21h20. 

O Relatório Auschwitz“, realizado por Peter Bebjack e produzido na Eslováquia, República Checa, Polónia e Alemanha. No elenco estão nomes como Noel Czuczor, Peter Ondrejicka e John Hannah. Esta é a história verdadeira de Freddy e Walter, dois jovens judeus eslovacos, deportados para Auschwitz em 1942. Enquanto os presos que ficaram para trás defendem corajosamente a sua posição contra os oficiais nazis, os dois fugitivos são movidos pela esperança de que os seus testemunhos possam vir a salvar vidas. Sessões: todos os dias, na sala 4, às 20h30. 

Mundo Jurássico: Domínio“, criado e realizado por Colin Trevorrow, tem um elenco de luxo, com Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Laura Dern, Jeff Goldblum e Sam Neil. Os dinossauros agora vivem e caçam lado a lado com os humanos, num equilíbrio frágil que irá redefinir o futuro e determinar, de uma vez por todas, se os humanos se manterão no vértice dos predadores, num planeta que agora partilham com as criaturas mais perigosas da história. Sessões: todos os dias às 13h10 e 16h20 na sala 4; às 14 horas, 17h20 e 21 horas na sala 6; e às 23h30 na sala 5. 

“Top Gun: Maverick” realizado por Joseph Kosinski e escrito por Peter Craig. Tom Cruise e Val Kimmer regressam ao elenco, juntamente com novos nomes como Jennifer Connely e Miles Teller. Quando Pete Mitchell aceita treinar um grupo de graduados Top Gun para uma missão, encontra por lá o tenente Bradley Brashaw, filho do falecido amigo Nick Bradshaw. O piloto é confrontado com fantasmas do passado e obrigado a enfrentar os seus medos, culminando numa missão que exige o sacrifício daqueles que forem escolhidos para voar nela. Se quiser saber mais informações sobre a produção, leia este artigo da NiT.  Sessões: todos os dias, na sala 5, às 17h40 e 20h40. Em versão ATMOS, todos os dias, na sala 2 às 12h40, 15h25, 18h30 e 21h540, e na sala 1 às 23h45.

“Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura”, realizado por Sam Raimi, com Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejifor, Elizabeth Olsen e Rachel McAdams, chega com aventura, ação e fantasia. No filme, um feitiço proibido lançado pelo Doutor Estranho, abre a porta ao multiverso, incluindo realidades e versões alternativas de si mesmo, cuja ameaça à humanidade é demasiado grande para as suas forças e dos seus aliados. Sessões: todos os dias, na sala 3, às 14h30, 18 horas e 21h10.

“Os Mauzões”, um filme de animação de Pierre Perifel, na versão portuguesa com as vozes de Tomás Alves, Manuel Marques e Nuno Markl. A comédia da DreamWorks Animation conta a história de cinco amigos, um gangue de animais criminosos, que decidem passar a ser bonzinhos. Sessões: todos os dias às 13 horas e às 15h15, na sala 5. No domingo também às 11 horas na sala 4.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA