O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril, domingo. Sendo um concelho que, ao longo de todo o ano, promove iniciativas ligadas aos livros, à literatura, ao incentivo da leitura, estimulando eventos com escritores e abrindo espaço para encontros e grupos de leitores, o Município de Oeiras não podia ter apenas um dia de celebração do livro.
Por isso, preparou uma semana inteira de encontros dedicados ao tema. O projeto “Um Livro uma Comunidade” irá acontecer de 17 a 23 de abril, numa semana que será recheada de momentos e partilhas, dedicados à promoção da leitura. “O projeto ‘Um Livro uma Comunidade’ surge de modo a que se possa celebrar este dia tão importante, vincando o papel da Biblioteca Pública como promotor do gosto pela apreciação da literatura e como ponto central de união e encontro da comunidade, promovendo a tolerância e compreensão de diferentes pontos de vista sobre uma mesma narrativa, criando laços na comunidade”, refere o município.
Os eventos foram pensados e planeados para chegar a diferentes públicos, de forma a criar uma comunidade leitora e incentivar pessoas de várias gerações a abraçar o amor pelos livros, desde alunos de escolas secundárias, a funcionários do município, assim como participantes dos quatro grupos de leitores do concelho e até o público empresarial. “Acresce ao programa apresentado, a oferta de 500 livros de uma edição especial do livro ‘A Máquina de Fazer Espanhóis’, do reconhecido autor Valter Hugo Mãe”, garante a organização.
Conheça o programa semanal de “Um Livro uma Comunidade”. Os eventos têm entrada livre.
17 de abril (segunda-feira)
14 horas — “O que couber aí é pequeno” com Dino d’Santiago e Valter Hugo Mãe, moderado por Carlos Vaz Marques, no Auditório do Taguspark. Destina-se a escolas e público em geral.
21h30 — “Precisava deste resto de solidão para aprender sobre este resto de companhia” com Dino d’Santiago e Valter Hugo Mãe, moderado por Carlos Vaz Marques, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. Para o público em geral.
18 abril (terça-feira)
21h30 — Café com Letras com José Mário Silva e Valter Hugo Mãe, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Para o público em geral.
19 abril (quarta-feira)
21h30 — “Somos um povo de caminhos salgados” com Bumba na Fofinha (Mariana Cabral) e Valter Hugo Mãe, com moderação de Carlos Vaz Marques, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. Para o público em geral.
20 abril (quinta-feira)
21h30 — “O fascismo dos bons homens — Praça das liberdades”, com inauguração do Projeto Mural (ex-presos políticos de Caxias), com a moderação de Nicolau Santos, participação de Valter Hugo Mãe, José Pedro Soares, ex-preso político, URAP e convidado a anunciar, a decorrer no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha. Para o público em geral.
21 de abril (sexta-feira)
18 horas — “Cidadãos não praticantes”, encontro dos quatro grupos de leitores das Bibliotecas Municipais, no Auditório de Biblioteca Municipal de Oeiras. Destinado à comunidade de leitores.
20 horas — Jantar literário “Um ataque de qual coisa”, na Biblioteca Municipal de Oeiras, e encerramento com o espetáculo da “Pombas e Paz” de Ana Sofia Paiva. Para público em geral. Esta atividade requer inscrição prévia através do email sofia.mendes@nulloeiras.pt.