cultura

Estão a chegar a Oeiras sessões de biblioterapia — e a entrada é livre

Se é um amante de livros, Sandra Barão Nobre vai ensiná-lo a utilizar a leitura como terapia.
Descubra as vantagens da biblioterapia.

A biblioterapia pode ser um tema novo para muita gente, mas existe mesmo e é recomendada. É bastante fácil: basta escolher um livro de que goste e ler sem preocupações. No sentido de dar a conhecer esta forma de relaxar, nos próximos dois meses pode participar em consultas literárias, realizadas pela biblioterapeuta Sandra Barão Nobre.

Esta iniciativa é desenvolvida pelas bibliotecas municipais do município de Oeiras, entre os meses de outubro e dezembro e as sessões serão gratuitas.

A verdade é que a biblioterapia não é uma novidade. Segundo registos antigos, este exercício já remonta às civilizações egípcia, grega e romana, que, naquela altura, se dedicavam à interpretação dos textos religiosos. Durante as Grandes Guerras, foram criadas bibliotecas nos hospitais, onde a literatura era uma escapatória ao medo e uma atenuante do stress pós-traumático.

Ser saudável não é só a nível físico, mas também mental, e esse equilíbrio pode ser encontrado por meio de histórias reais ou de ficção. No site de Sandra Barão Nobre, a biblioterapeuta explica os vários benefícios deste tipo de terapia, como por exemplo, a descoberta de novas formas de pensar, desenvolvimento emocional; aumento da clareza; facilidade em encarar dificuldades ou a melhoria do autoconhecimento.

“Com A Biblioterapeuta, um serviço de consultadoria lançado em maio de 2016, combino a metodologia do coaching com os conhecimentos adquiridos durante os anos de trabalho no mercado livreiro. Desta forma, pretendo ajudar indivíduos e empresas a atingir objetivos e a mudar para melhor. Basta ler os livros certos”, lê-se no site criado por Sandra. Este conceito vai ser aplicado nas sessões pelas bibliotecas municipais do concelho.

A terapeuta tem ainda um outro projeto pessoal, criado em 2011, chamado Acordo Fotográfico. Trata-se de um site sobre livros, pessoas e fotografias, homenageando em simultâneo o ato de ler. Lá terá acesso a informações sobre livros que Sandra já tenha lido e que recomenda e ainda memórias de viagens ou histórias de vida interessantes que vale a pena conhecer.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA