cultura

Atenção, estudantes: este mês podem estudar até mais tarde nas bibliotecas municipais

A iniciativa “Queimar as pestanas” pretende apoiar os alunos do concelho na época de exames, até dia 1 de fevereiro.
Para concentração total.

A época dos exames escolares aproxima-se e, a pensar nas necessidades dos estudantes oeirenses, o município vai realizar, novamente, a iniciativa “Queimar as pestanas”. A expressão informal, que sugestiona largas horas de leitura e concentração, pretende ser o mote para que os jovens possam dedicar-se ao estudo durante horas a fio, dia e noite, num ambiente silencioso e adequado a que possam focar-se, sem distrações. 

Desta forma, durante o próximo mês, entre os dias 3 de janeiro e 1 de fevereiro, o horário das três bibliotecas municipais do concelho (Algés, Carnaxide e Oeiras), além do Espaço Jovem de Carnaxide, terão o horário alargado. A ideia é facilitar o acesso dos estudantes a estes espaços municipais, que terão as portas abertas até mais tarde, proporcionando-lhes mais horas de estudo.

Assim, as bibliotecas vão abrir uma hora mais cedo do que o costume e fechar bem mais tarde do que o habitual. Os equipamentos estarão abertos de terça a quinta-feira, entre as 9 horas e a meia-noite. Já o Espaço Jovem de Carnaxide vai estender o seu horário às sextas-feiras, das 15 horas à meia-noite, e aos sábados, das 14 às 21 horas.

A Biblioteca Municipal de Algés, que foi totalmente remodelada em 2021, como a NiO noticiou, fica no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, na Cruz Quebrada. Pode contactá-la através do número 210 977 480.

A Biblioteca Municipal de Carnaxide fica na Rua Cesário Verde, nessa mesma freguesia. Se quiser mais informações, pode ligar para o número 210 977 430. A Biblioteca de Oeiras situa-se Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro e tem como contactos o número 214 406 340 ou o email oeirasaler@nulloeiras.pt.

O Espaço Jovem de Carnaxide situa-se na Av. de Portugal, lojas 76A e 76B. Está integrado na Unidade de Juventude do Município de Oeiras, onde são realizadas, diariamente, atividades dirigidas a miúdos e jovens, como videojogos, jogos de tabuleiro, espaço de leitura workshops, computadores para utilização livre, entre outros. O horário normal é das 12h30 às 18h30, nos dias úteis. Pode acompanhar a programação das atividades nas redes sociais, como Facebook ou Instagram.

E para quem gosta de ler, pode procurar nas Bibliotecas Municipais de Oeiras um (ou vários) destes sete livros que foram lançados recentemente, e sugeridos à NiO por um livreiro oeirense.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA