cultura

Até domingo pode visitar a mostra gratuita “Retratos Contados” com Ruy de Carvalho

A exposição, em homenagem ao ator português, encontra-se no Salão Nobre do Clube Desportivo de Paço de Arcos.
Não deixe de visitá-la.

Foi no passado dia 26 de agosto, sexta-feira, que inaugurou no Salão Nobre do Clube Desportivo de Paço de Arcos, uma exposição em homenagem ao ator Ruy de Carvalho. A data não foi escolhida ao acaso, já que foi precisamente nesse dia que arrancaram as Festas em Honra do Nosso Senhor Jesus dos Navegantes, naquela localidade. 

A convite da União das Freguesias de Oeiras e S. Julião, Paço de Arcos e Caxias, a exposição que retrata a vida e obra do ator português, está integrada nas celebrações e pode ser visitada até ao próximo domingo, dia 4 de setembro — data em que encerram as Festas — entre as 16 e as 23 horas. A entrada é totalmente gratuita. 

A mostra faz parte do projeto “Retratos Contados”, criado por Nélson Mateus, que já contou a história de inúmeras personalidades artísticas nacionais, como é o caso do ator Ruy de Carvalho. Com 95 anos de vida e 80 de carreira, assume-se como o ator português mais velho no ativo. A mostra reúne fotografias do artista, desde a sua infância, até à atualidade, retratando vários momentos da sua vida pessoal e profissional. 

À New in Oeiras, Nélson Mateus sublinhou a importância de realizar esta homenagem a Ruy de Carvalho. “A exposição nasce para que todos conheçam um pouco (pouquíssimo) do muito (muitíssimo) que é a vida e obra do ator. Respeitado por todos os colegas é dos atores mais acarinhados pelo público, um carinho que é transversal a todas as idades, e um dos atores nacionais mais emblemáticos, dos poucos vivos da sua geração, detentor de inúmeras condecorações”.

“Entre os vários elementos expostos, destaque para um conjunto de fotografias de autoria de António Homem Cardoso, e o texto final da exposição de autoria da escritora Alice Vieira”, sublinha Nelson. 

A mostra, que tem viajado pelo País, está agora presente na freguesia onde o próprio ator vive. “Tanto eu como o Ruy de Carvalho ficamos muito felizes com este convite da Exma. Sra. Presidente da União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Dra. Madalena Castro e da Paço d´Artes, para a exposição integrar as Festas em Honra do Senhor Jesus dos Navegantes”, conta o responsável. 

Nelson Mateus com Alice Vieira e Ruy de Carvalho.

A exposição está patente, em simultâneo, em Paço de Arcos e na Feira do Livro de Lisboa, cidade onde o ator nasceu. Uma dupla homenagem que deixou Ruy de Carvalho muito feliz. Esta sexta-feira, dia 2 de setembro, irá realizar-se uma visita guiada à exposição, seguida de uma tertúlia, com a presença do próprio homenageado Ruy de Carvalho, que irá partilhar com o público presente algumas das histórias da sua vida. O evento começa às 18 horas, no Salão Nobre do Clube Desportivo de Paço de Arcos.

O projeto “Retratos Contados” nasceu em 2015, a 26 de julho, Dia dos Avós. “Nasceu para falar da importância da ligação intergeracional entre avós e netos e da valorização dos mais velhos. O site já conta com mais de uma centena de testemunhos de personalidades conhecidas de todos nós”, revela Nélson, que atualmente tem vários projetos em mãos.

“Sou comissário de três exposições que contam um pouco do muito da vida e obra de Ruy de Carvalho e Alice Vieira, dois vultos da nossa cultura que tenho o privilégio de me tratarem por ‘neto’. Recentemente inaugurei uma exposição de homenagem à Anita Guerreiro, uma grande personalidade da cultura popular. Estas exposições são itinerantes pelo País”, conta o responsável. Pode saber mais sobre estas iniciativas no site oficial do “Retratos Contados”.

Juntamente com Alice Vieira, escreveu o livro “Diário de uma avó e de um neto”, que leva os leitores numa viagem às memórias de Portugal. Todas as semanas escrevem, juntos, crónicas para o semanário “Nascer do Sol” e para o site da “Revista Visão”.

Nélson pretende criar uma parceria com a autarquia de Oeiras de forma a organizar tertúlias nas diversas freguesias do município, pois acredita que “juntos somos mais fortes na valorização dos mais velhos”. Nélson deixa a ideia: “Gostaria de realizar a exposição ‘Retratos Contados de Alice Vieira’ no município de Oeiras. Uma iniciativa que envolva todas as escolas do concelho, com organização de tertúlias e sessões de autógrafos para escolas e universidades sénior”.

Carregue na galeria para conhecer o espaço da exposição e algumas imagens da inauguração da mesma.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA