cultura

Aqui estão eles: os 10 melhores filmes que vimos em Portugal este ano

Entre animação, drama, ficção-científica e comédias, 2024 foi um ótimo ano para o cinema.
Uma das cenas mais comentadas do ano.

Muito aconteceu no mundo desde que o aclamado “Pobres Criaturas” estreou em Portugal. Pode parecer mentira, mas o filme chegou às salas de cinema no final de janeiro deste ano — e tornou-se numa das melhores obras que vimos em 2024. Também foi este ano que venceu quatro Óscares, numa gala onde estava nomeado para 11.

No filme vai acompanhar a fantástica evolução de Bella Baxter (Emma Stone), uma mulher ressuscitada pelo brilhante médico Godwin Baxter (Willem Dafoe). Sob a proteção de Baxter, Bella quer aprender. Sedenta por conhecer o mundo, foge com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado elegante, numa aventura vertiginosa. Livre dos preconceitos do seu tempo, Bella cresce firme no propósito de defender a igualdade e a libertação.

O filme tem um pouco de tudo, desde cenas mais sexuais a comédia e muito drama — e foi esta mistura que nos prendeu ao ecrã do início ao fim. Fora da comédia e já no campo do terror corporal, não houve título que se tivesse destacado este ano como “A Substância”. A obra protagonizada por Demi Moore, que surge num dos melhores papéis da carreira, e Margaret Qualley, uma estrela revelação deste ano, foi um dos mais comentados nas redes sociais e um dos favoritos dos críticos.

O enredo acompanha Elisabeth Sparkle (Moore), uma estrela de Hollywood demitida de um programa de televisão por causa da sua idade. A viver uma crise existencial, sobretudo devido à pressão para manter o ar jovem, Elisabeth encontra uma solução milagrosa: uma substância vendida no mercado negro que permite produzir uma versão mais nova de si mesma. É assim que nasce Sue (Qualley).

Os problemas aparecem quando Elisabeth vê Sue a destacar-se no mundo do entretenimento. Apesar de ser uma versão de si própria, a versão original sente-se tomada pela inveja e faz de tudo para sabotar o sucesso da cópia. 

Entre animação, drama, ficção-científica e comédias, 2024 foi um ótimo ano para o cinema. Carregue na galeria e conheça os dez melhores filmes que chegaram aos cinemas (ou ao streaming) em Portugal este ano.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA