Esta será uma semana especial para todos aqueles que gostam de livros, de leitura e de boas histórias, incluindo as narradas oralmente. Desde esta segunda-feira, dia 7, até domingo, dia 13 de novembro, está a decorrer, em vários espaços do concelho de Oeiras, a quinta edição do festival “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar”.
A “palavra” ganha um lugar de destaque ao longo desta semana, onde será narrada, lida, escutada e sentida das mais diversas formas. O evento conta com diversas iniciativas ligadas não só à literatura, como também à música, animação de rua, conversas, residências artísticas, oficinas e mercadinhos.
A programação, que está recheada de atividades para todas as idades, irá integrar também duas das atividades regulares das Bibliotecas Municipais de Oeiras como o “Café com Letras” e o “Nós Leitores”, destacando e homenageando o trabalho de promoção do livro e da leitura que estas iniciativas realizam ao longo de todo o ano.
O “Café com Letras” pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público. Ambas as sessões, nos dias 8 e 9 de novembro, serão moderadas pelo jornalista José Mário Silva, que é também autor de “Bibliotecário de Babel”, um dos mais relevantes blogs portugueses sobre literatura.
O projeto “Nós Leitores” acontece mensalmente nas Bibliotecas Municipais de Oeiras, onde uma figura pública é desafiada a escolher um dos livros de que mais gostou de ler e falar sobre ele, revelar o que está a ler no momento, bem como a leitura que anda a adiar indefinidamente. Nesta conversa, certamente se juntarão outras sugestões e discussões sobre leitura e literatura.
Assim, durante três dias seguidos, pode assistir e participar nestes encontros onde a literatura é protagonista, e que vão contar com a presença de convidados especiais.
8 de novembro (terça-feira)
21h30 — Café com Letras com Richard Zimler, na Biblioteca Municipal de Algés.
Richard Zimler nasceu em Nova Iorque e trabalhou como jornalista nos Estados Unidos da América, até ir viver para o Porto, em 1990, onde começou a lecionar jornalismo. Publicou o seu primeiro romance em 1996, “O último cabalista de Lisboa“, e desde então publicou mais 12 romances, uma coletânea de contos e seis livros para os mais novos. A aldeia das almas desaparecidas — A floresta do avesso” é o seu mais recente livro.
9 de novembro (quarta-feira)
21h30 — Café com Letras com João Pinto Coelho na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.
João Pinto Coelho nasceu em Londres, mas passou a maior parte da sua vida em Lisboa. Licenciou-se em Arquitetura e chegou a trabalhar num teatro profissional em Nova Iorque. Em 2012 publicou o seu primeiro romance “Perguntem a Sarah Gross”, que revelou ser um enorme sucesso junto do público. O seu romance seguinte “Os Loucos da Rua Mazur” venceu o prémio LeYa 2017, foi finalista do Prémio Literário Fernando Namora e semifinalista do Prémio Oceanos. Em 2020 publicou “Um tempo a fingir”, e “Mãe, doce mar”, é o seu mais recente romance.
10 de novembro (quinta-feira)
21h30 — Nós Leitores com Ana Galvão, na Biblioteca Municipal de Algés.
A animadora do programa “As três da manhã” da Rádio Renascença, nasceu em Madrid, mas licenciou-se já em Portugal, em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa. Com 18 anos iniciou a sua carreira no mundo da rádio, na RCL (Rádio Comercial da Linha), passando depois pela Rádio Marginal e Rádio Expo. Entre 1998 e 2017 integrou o elenco da Antena 3, tendo posteriormente feito parte da RFM. Esta sessão será moderada pelo jornalista e escritor Tito Couto, que dinamiza há 12 anos o programa Conta-me Histórias.
Todas as sessões são de entrada gratuita, sujeitas à capacidade das salas, por ordem de chegada. Se não conseguir ir até lá, pode acompanhar os eventos em direto, na página de Facebook do Município de Oeiras e na página das Bibliotecas Municipais.
Se lhe escapou a última sessão do Café com Letras com a escritora Lídia Jorge, que decorreu no passado dia 3 de novembro — evento onde decorreu a apresentação oficial do festival “Passa a Palavra” — pode ver agora no canal de Youtube do Município de Oeiras.