cultura

Alunos oeirenses, a Companhia de Actores tem um concurso de teatro para vocês

A quarta edição do "Fala-me disso" está a chegar. Apenas podem participar alunos do 3.º ciclo de escolas do Munícipio de Oeiras.
Uma das mais recentes peças da CDA: "Casa com árvores dentro".

Se é ou conhece um jovem que tenha o sonho de ser ator e subir a um palco para mostrar ao mundo o seu talento, então esta iniciativa é perfeita para ele. Sem vergonhas ou receios, chegou a hora de deixar de ensaiar cenas apenas dentro do quarto e experimentar perceber como funciona o teatro a sério. 

A quarta edição do projeto “Fala-me disso”, um concurso de teatro destino a alunos do 3.º ciclo (que engloba desde o sétimo ao nono ano), que estejam inscritos em escolas do Município de Oeiras, arranca já este mês. Criada e produzida pela Companhia de Actores, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, a iniciativa procura aproximar os jovens do teatro e, ao mesmo tempo, pô-los em contacto com as suas vivências, emoções, histórias de família e o património do concelho onde residem. 

A primeira audição acontece já no dia 28 de janeiro, sábado, e vai decorrer no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, que fica no número 16A da Rua Eduardo Augusto Pedroso, em Algés. Se conhece alguém que gostaria de participar, envie-lhe esta informação: poderá inscrever-se através do email cda.formacao@nullgmail.com. 

O concurso divide-se em três fases distintas nas quais os participantes devem apresentar um pequeno monólogo. Numa primeira fase, o jovem aspirante a ator deverá preparar um monólogo de três minutos em que a personagem principal é ele próprio. Depois, numa segunda fase, caso seja selecionado, terá que apresentar um monólogo de cinco minutos sobre um familiar. 

Se conseguir chegar à terceira e última fase do concurso, o jovem vai ter de preparar um monólogo de dez minutos sobre uma personagem do concelho de Oeiras e, aqui, nem o figurino pode ser descuidado. Aqui “os atores não são só atores, são responsáveis pelo seu texto, pela encenação do seu monólogo e pelo caminho criativo do cenário e figurinos”, garante a produção do concurso.

Se tudo isto lhe parece demais para alguém sem experiência, não se preocupe. Da primeira audição até à final, há workshops com formadores profissionais sobre o universo teatral, como escrita de guião, interpretação, sonoplastia, cenários e figurinos, entre outros. É, sem dúvida, uma excelente oportunidade não só para mostrar o seu talento, como também para aprender dicas e técnicas com quem trabalha profissionalmente na área. 

Desta forma, a participação no concurso é, por si só, compensadora em todo o seu processo. Mas há prémios. Um troféu, uma bolsa de formação de um ano no Clube de Ensaio (Grupo de Teatro Jovem da Companhia de Actores) e um cheque Fnac (no valor de 200€) para quem vence; diplomas e cheques Fnac (100€) para os finalistas.

A Companhia de Actores — Grupo de Teatro e Associação Cultural foi fundada em 2004, contando hoje com mais de 18 anos de teatro, arte e integração social. Qualquer jovem oeirense do 3.º ciclo, com vontade de participar no concurso, pode vir a fazer também parte da história da companhia.

A New in Oeiras tem acompanhado o trabalho do grupo e nos últimos meses fomos conhecer algumas produções, como é o caso da peça “Casa com árvores dentro”. Este domingo, 15 de janeiro, estreia no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço o espetáculo para bebés e famílias “Mundeu”. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA