cultura

Alexandre Quintanilha é o próximo convidado de “Ler Olhos nos Olhos”

Acontece já esta quarta-feira, dia 29 de setembro. A conversa vai decorrer na página do Facebook do Município de Oeiras.
Alexandre Quintanilha.

Esta semana, há mais uma sessão da segunda temporada de “Ler Olhos nos Olhos”. Em cada sessão, é transmitida uma conversa com um autor nacional ou internacional para levar a leitura mais perto dos munícipes.

A iniciativa das Bibliotecas Municipais do concelho de Oeiras acontece na página de Facebook do Município. O próximo convidado é o investigador Alexandre Quintanilha. Pode ver a conversa online esta quarta-feira, dia 29 de setembro.

A sessão começa às 21h30 e conta com a moderação do jornalista e escritor Nelson Nunes. O convidado, Alexandre Quintanilha, nasceu e completou o liceu em Lourenço Marques, em Moçambique.

Doutorou-se em física teórica na Witwatersrand University, Joanesburgo, em 1972. E passou as duas décadas seguintes na University of California, Berkeley, e no Lawrence Berkeley National Laboratory como professor de fisiologia celular e biofísica, e diretor do Center for Atmospheric and Biospheric Effects of Technology.

Foi para o Porto no início dos anos 1990, como professor de biofísica no ICBAS-UPorto. Fundou e foi diretor do IBMC até 2010, e dirigiu o Laboratório Associado IBMC-INEB e presidiu ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S, que, além destes dois institutos, integrou também o IPATIMUP.

Desde 2015, é deputado na Assembleia da República. Tem uma vasta obra publicada de artigos e livros científicos e os seus interesses atuais são nas áreas do stress biológico, perceção do risco, divulgação do conhecimento e políticas de ciência. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA