A história de Aladino é amplamente conhecida por todos, principalmente depois de ter sido transformada num filme de animação da Disney, em 1992. O que talvez muitos não saibam é que a narrativa original de “Aladino e a lâmpada mágica” teve origem na obra árabe “As mil e uma noites”, que reúne uma coleção de contos do Médio Oriente.
O enredo original é bastante diferente da versão que conhecemos hoje. Ainda assim, os cenários exóticos, com detalhes vibrantes e coloridos, inspirados nas culturas árabe e persa, as roupas e a banda sonora, que inclui a canção “Um mundo ideal” (vencedora de um Óscar, um Grammy e dois Globos de Ouro), fez com que os espectadores se deixassem envolver por este mundo encantado.
Uma fantasia que tem conquistado gerações e inspirado diferentes produções artísticas, como aquela que vai chegar ao público este Natal. Prepare-se para assistir a uma peça baseada neste conto, mas com uma particularidade especial: será um espetáculo no gelo. Com texto e música originais, terá dança, patinagem, acrobacias e artes circenses que prometem surpreender espectadores de todas as idades.
“O Aladino no Gelo” é mais uma grande produção da AM Live, que no ano passado levou a cena o musical “O Peter Pan no gelo”, no mesmo local, a AM Arena do Alegro Alfragide. A estreia está marcada para 30 de novembro e o espetáculo estará disponível ao público até dia 12 de janeiro.
“Liberta o génio que há em ti!” é o mote do musical, adaptado do clássico intemporal de literatura infantil, com uma história cheia de sonhos, aventura, amor e liberdade. Será, sem dúvida, uma viagem mágica, que se enquadra de forma perfeita na época natalícia.
Nos dias frios de outono e inverno, o público será transportado para as noites quentes das Arábias, vivendo de perto as aventuras de Aladino, um jovem pobre que tenta sobreviver recorrendo a pequenos roubos no mercado da cidade de Agrabah, com a ajuda do seu fiel companheiro, o macaco Abu. Tudo muda quando conhece o incrível génio da lâmpada e recorre à sua ajuda, através de três desejos, para conseguir ficar perto da princesa Jasmine. Juntos unem forças para salvar o reino do malvado feiticeiro Jafar.
Encenado por Sissi Martins, este musical apresenta-se ao público como a maior produção de sempre da AM Live, “com um cenário grandioso e figurinos deslumbrantes, numa envolvência de luz, sonoplastia, música, dança, teatro, parkour e patinagem sem igual, a que não faltarão algumas surpresas que levarão os mais pequenos ao delírio”, refere a produtora, prometendo um espetáculo visualmente deslumbrante.
Com texto de Mafalda Santos e música de Artur Guimarães, “O Aladino no gelo” é a oitava produção em cena na AM Arena do Alegro Alfragide, com um histórico de musicais no gelo que contam com um total de um milhão de espetadores, em 11 anos. Do elenco fazem parte André Leitão, Soraia Tavares, Mimicat e Diana Castro, num espetáculo cantado ao vivo — onde nem o tapete voador vai faltar. No entanto, o elenco não é fixo em todas as sessões.
André Leitão, ator que se celebrizou na série “Rabo de Peixe” da Netflix, integrou o elenco principal deste espetáculo no ano passado. Em 2024, voltou a aceitar o desafio lançado pela AM Live de voltar a vestir a pele de Aladino. “Foi uma experiência incrível. (…) Este ano, temos a felicidade e o prazer de trazer o espetáculo a Lisboa, minha cidade natal, e presentear ainda mais famílias com este espetáculo”. Acrescenta que está “ansioso por trabalhar com a Mimicat, a Soraia e a Diana, que são artistas e colegas que admiro e com as quais tenho muito a aprender”.
Diana Castro, cantora e compositora, desempenhará o papel de Sahara e mostra-se bastante feliz com esta oportunidade. “Fazer parte do elenco d’‘O Aladino no Gelo’ é um desafio e uma emoção. Integrar uma equipa apaixonada e que admiro tanto, será sem dúvida uma experiência memorável. Estou muito entusiasmada para entrar e conhecer a magia de Agrabah, junto de colegas atores e cantores que muito admiro.”
Já para a atriz e cantora Soraia Tavares, bem como para Mimicat (vencedora do Festival da Canção 2023), esta será a primeira experiência num espetáculo musical no gelo. Assumirão ambas um papel de relevo no espetáculo: Soraia Tavares como princesa Jasmine e Mimicat no papel de Génio.
Soraia Tavares revela que está “entusiasmada por fazer parte deste projeto. Não só por poder dar vida a esta princesa que fez parte do meu imaginário, como também pelo grande desafio de fazê-lo numa pista de gelo. Vou com o objetivo de me divertir e não partir nada”. Para Mimicat “este projeto é uma muito aguardada estreia em teatro musical que era uma experiência que já queria ter tido há muito tempo. Sou muito próxima do André Leitão e acaba por ser a cereja no topo do bolo. Estou super entusiasmada para começar”.
O espetáculo tem ainda a particularidade de ser inclusivo, com uma personagem que comunica apenas em Língua Gestual Portuguesa. O objetivo é levar o público a refletir sobre a importância dos valores como a liberdade, solidariedade e inclusão, de forma a “combater todas as formas que atentem à liberdade de expressão”.
O evento é para maiores de seis anos, no entanto, podem entrar a partir dos três. A peça estará em cena aos sábados e domingos, com sessões em diferentes horários: 11 horas, 15 horas, 18 horas e 21 horas. Os preços variam dependendo do lugar ou tipo de bilhete. O normal, para a primeira plateia, custa cerca de 17€.
Pode saber mais informações sobre os atores que estão em cada sessão e comprar os bilhetes através do site oficial do espetáculo. Poderá também adquirir os ingressos nas bilheteiras locais (no interior do Alegro Alfragide a partir de 1 de novembro, ou na AM Arena, a partir de 30 de novembro). O espetáculo tem uma duração aproximada de 60 minutos, com dez de intervalo.
O anfiteatro da AM Arena possui cerca de 700 lugares. A sala é adaptada, dispondo de acessos e lugares reservados, destinados a pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes (neste caso o preço é de 14,5€ por bilhete).
Carregue na galeria para ver algumas imagens do espetáculo.