cultura

Vem aí a 14ª edição do West Coast — e há concertos de música antiga e masterclasses

O evento está marcado para os dias 29 de outubro a 4 de dezembro e decorre em vários espaços de Oeiras.
Jean Tubéry marcará presença no dia 19 de novembro.

O West Coast é um Festival de Música Antiga, criado em 2008, e que se realiza em Oeiras. Está a caminho da 14ª edição nos próximos dias 29 de outubro a 4 de dezembro em vários pontos do concelho de Oeiras. Este festival está integrado na REMA – Rede Europeia de Música Antiga e é de entrada gratuita.

A iniciativa promete surpreender o público com a primeira Mostra de Discografia de Música Antiga em Portugal e com uma programação que inclui concertos, uma mostra de edições de música antiga portuguesa, visita a um órgão histórico, estreias modernas e ainda masterclasses. Os eventos serão repartidos entre o Palácio Marquês de Pombal, a Igreja Matriz de Oeiras e a Capela de Nossa Senhora de Santo Amaro.

Os destaques vão para a primeira Mostra de Discografia de Música Antiga em Portugal, marcada para os dias 30 e 31 de outubro, no Palácio Marquês de Pombal e, para o dia 12 de novembro, no mesmo local, pode ouvir os diálogos violoncelísticos do período barroco. Jean Tubéry, maestro e conhecido por ter sido um dos artistas a ressuscitar o instrumento barroco conhecido como corneto, vai conduzir o tema “A Descendência de Bach”, no dia 19 de novembro, na Capela de Nossa Senhora de Santo Amaro. No dia 28 de novembro, pode participar na masterclass de cravo e piano forte.

Esta é a programação completa.

Uma das marcas do Festival West Coast é a forma como desenvolve sinergias para uma melhor formação de jovens músicos e para a difusão dos repertórios musicais pré-1800, assim como dos instrumentos utilizados nessas épocas. A partir da organização de concursos, masterclasses, encontros com músicos, estágios, exposições de iconografia musical, vai aproximando-se da comunidade.

Se quiser conhecer a programação completa desta 14ª edição, pode consultar o site oficial da Música Antiga Associação Cultural. Os eventos são gratuitos, com exceção das masterclass que custam 20€ para alunos da EMNSC, ESART e EPABI e 50€ para o público em geral. As inscrições são feitas a partir de um formulário

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA