cultura

Academia de Música de Miraflores tem workshops para todas as idades nos próximos meses

As atividades da Oficina d'Os Músicos, para maio e junho, destinam-se tanto a músicos experientes como aos que estão a começar.
Um plano de atividades para todas as idades.

Com um programa musical vasto e cursos para todas as idades, a Academia de Música de Miraflores, situada em Algés, tem como missão tornar-se uma referência no ensino de música e arte. Para dar a conhecer o seu trabalho e chegar a mais pessoas, além das aulas habituais promove também alguns workshops e masterclasses. 

Estas iniciativas, que fazem parte da Oficina d’Os Músicos, “oferecem oportunidades únicas de aprendizagem e aperfeiçoamento musical para uma variedade de públicos”, refere a escola. Para os meses de maio e junho, a Academia planeou um conjunto de atividades nas quais poderá participar, ou inscrever os seus filhos. 

Para dia 11 de maio, sábado, está marcada a masterclass “A Escolha do Instrumento — Um Guia para Pais”. A sessão é dedicada aos pais de miúdos interessados em iniciar-se na música. Os participantes terão a oportunidade de explorar o processo de escolha do instrumento ideal, com uma análise detalhada dos diferentes tipos de instrumentos, sendo orientados sobre questões como tamanho, custo e compromisso associados a cada opção. Desta forma, os pais poderão oriental melhor o caminho musical dos seus filhos. A sessão será conduzida por Gabriela Fernandes, professora e diretora d’Os Músicos — Academia de Música de Miraflores.

No dia 22 de maio, quarta-feira, é a vez do workshop para músicos (a partir dos nove anos) que desejem melhorar as suas capacidades emocionais nas apresentações e concertos. Na sessão “Emoções em Palco”, conduzida por João Valido Vaz, os participantes vão poder aprender técnicas para lidar com o nervosismo e a ansiedade antes de entrar em palco, de forma a conseguirem aproveitar em pleno as suas performances musicais.

Para junho, estão marcados mais dois workshops. O primeiro “Brincar com sons — jogos musicais para crianças” está marcado para dia 15, sábado. Destina-se a profissionais que trabalham com miúdos e jovens, e que desejam explorar o potencial educativo da música através de formas lúdicas, com estratégias que promovam uma melhor aprendizagem. Sob orientação de Maria Meireles, os participantes terão a oportunidade de aprender como abordar conceitos como ritmo e afinação, de forma dinâmica. 

A última atividade deste plano está prevista para dia 26 de junho, quarta-feira. O workshop “Decifrar com o piano — leitura de cifras” é especialmente pensado para pianistas que procuram melhorar suas habilidades de interpretação e criatividade ao piano. Pedro Baião é o formador que irá “revelar os segredos por trás das cifras musicais”, proporcionando aos participantes uma compreensão mais profunda das mesmas e técnicas para tocar músicas sem a necessidade de partituras. 

Todos os eventos são realizados nas instalações da Academia de Música de Miraflores, situada na Rua Dom António Ribeiro, número 7C, em Algés. Para mais informações pode consultar o site ou enviar email para geral@nullosmusicos.pt. Também pode acompanhar as novidades da Academia através das redes sociais. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA