Pelo sexto ano consecutivo realiza-se, em 2023, o Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO). A iniciativa da Academia de Música Flor da Murta, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, arranca já este domingo, dia 2, e prolonga-se até 30 de julho.
A sexta edição do evento conta com a participação de seis prestigiados nomes da música clássica, tanto nacionais como internacionais, onde se incluem alguns dos “melhores pianistas desta geração e de promissores talentos”, garante a organização. Todas as semanas, aos domingos (com um bónus ao sábado na última semana do mês) serão realizados recitais individuais, marcados para as 18 horas. O local é sempre o mesmo: o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.
O ciclo de concertos arranca, como é habitual, com o recital da diretora artística do FIPO, Teresa Palma Pereira, que irá tocar obras de Mozart, Lizst, Albéniz, Tchaikovsky e Stravinsky. “O FIPO é desde a sua primeira edição uma forma de dinamizar o setor cultural do concelho de Oeiras, sendo nosso objetivo proporcionar cultura à população e contribuir para o desenvolvimento do País através da força da arte”, afirma Teresa da Palma Pereira.
Segue-se, a 9 de julho, o pianista clássico espanhol Javier Perianes. A 16 de julho é a vez do jovem pianista israelita Yoav Levanon. Na semana seguinte, a 23 de julho, sobe ao palco a pianista russa Yulianna Avdeeva. Na última semana do mês, no sábado, 29 de julho, poderá ouvir o pianista, compositor e maestro português, Rui Massena, personalidade que será a grande homenageada desta edição do FIPO. No dia seguinte, domingo, 30 de julho, será o reputado pianista russo Alexei Volodin a encerrar o festival.
Nos recitais, serão interpretadas obras de grandes compositores e usado um piano de concerto Steinway and Sons. A entrada é livre e os bilhetes são gratuitos, mas limitados à lotação da sala, estando disponíveis através de reserva no site do festival. Para o recital deste domingo, 2 de julho, pode fazê-lo já através de um formulário online.
“A música clássica apresenta, atualmente, um conjunto de pianistas muito conceituados e premiados, mas temos também jovens com muito talento e com caminhos que, apesar de curtos, já lhes conferem não só o reconhecimento de especialistas da área, como do público”, sublinha Teresa da Palma Pereira. “Esta será uma oportunidade única para os amantes deste género musical assistirem gratuitamente a espetáculos destes conceituados artistas em todo o mundo”, conclui.
A formação de pianistas estará também em destaque nesta edição do festival. Entre os dias 5 a 14 de julho, está marcado o primeiro Curso de Iniciação ao Piano do Festival Internacional de Piano de Oeiras, com um plano intensivo, destinado a alunos de todas as idades que se queiram iniciar na música e neste instrumento, em particular.
No final do curso, a 15 de julho, será dinamizado o “Workshop de Música e Criatividade”, dando aos participantes a oportunidade de demonstrarem as competências adquiridas e de trocarem experiências com os colegas. Pode saber mais informações no site oficial.
Além disso, tal como nos outros anos, o festival será acompanhado por masterclasses destinadas a jovens estudantes de música, com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento profissional. As aulas serão lecionadas pelas pianistas Teresa da Palma Pereira e Yulianna Avdeeva e realizadas no Palácio da Flor da Murta, em Paço de Arcos.