É já no dia 13 de setembro que arranca a primeira edição do A.R.T. Music Festival, um evento que promete reunir os fãs de afro, reggae e trap. Inicialmente estava previsto acontecer no Estádio Municipal de Oeiras, mas a organização anunciou, esta sexta-feira, a mudança para uma nova localização.
O festival será então realizado nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, também em Oeiras. A decisão da mudança de localização foi tomada com o objetivo de oferecer uma “experiência ainda mais imersiva e completa”. A nova morada combina “a beleza natural com uma infraestrutura de alta qualidade” e traz vantagens adicionais, como a proximidade da estação de comboios, mais lugares de estacionamento e melhores acessos, facilitando as deslocações.
“O A.R.T Music Festival é mais do que apenas um evento de música; queremos criar um ambiente descontraído e cheio de vida. Encontrámos nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal o local perfeito para concretizar esta visão, um espaço com qualidade de infraestruturas, espaços amplos e excelente localização”, subinha Zahir Assanali, diretor-geral do Grupo Chiado.
Com dois palcos dedicados à animação do público, o A.R.T Festival, que acontece entre 13 a 15 de setembro, tem no palco principal grandes nomes do reggae e hip, como Alborosie & Shengen Clan, Alpha Blondy, Anthony B & House of Riddim, Gentleman, Leo 2745, Regula e Piruka. Já no palco secundário, que terá curadoria nas mãos da NiTfm — a rádio da revista NiT — haverá espaço para stand-up comedy e outros nomes emergentes da música.
O palco abre todos os dias do festival às 18h30, num segmento apresentado por Miguel Lambertini. João Pinto e Fred Chaves são os convidados do primeiro dia. Seguem-se Mónica Vale de Gato e Tiago Pereira e, no derradeiro dia do festival, a plateia fica nas mãos de Joana Gama e da dupla Joana Caldeira e Laura Gonçalves.
As atuações terão sempre lugar nos intervalos dos espetáculos do palco principal, que darão tempo para um DJ set na pausa seguinte. Nestes três dias, a responsabilidade ficará entregue a Hora do Sol Dub Set (Tiago Santos), Luie Melody Live Dub Session e João Gomes (Fogo Fogo), respetivamente.
E como protagonistas do último espetáculo no palco da NiTfm, teremos logo no arranque Joydan & The Majestics. Seguem-se Zoe Mazah & Band no segundo dia e, a fechar o festival, Orlando Santos & The Bagattels.
“Quando ficámos coma curadoria deste palco, quisemos manter tudo dentro do conceito musical do festival, mas apimentar tudo com um conceito diferente, com um momento de stand-up comedy”, explica Rui Barros, diretor da NiTfm. “Todos os dias haverá dois nomes da comédia, um mais emergente, outro mais conhecido, para duas atuações de 20 minutos. E escolhemos também bandas que encaixassem nos géneros do festival, talentos emergentes aos quais queremos dar destaque, para que quem passe pelo festival os passe a conhecer.”
Os bilhetes para o festival já podem ser adquiridos online. O passe geral custa 90€ e o ingresso diário está disponível por 35€.