Aquela que será a primeira edição do Café com Letras em 2023 recebe uma convidada especial. A escritora Isabela Figueiredo vai marcar presença na Biblioteca Municipal de Oeiras para uma conversa com o jornalista José Mário Silva e todo o público que quiser assistir.
A sessão está marcada para dia 20 de janeiro, sexta-feira, a partir das 21h30. A entrada é livre, mas convém chegar um pouco antes para garantir o seu lugar. Caso não consiga ir até lá, saiba que a sessão será transmitida em direto no Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e no Facebook do Município de Oeiras, assim como no canal de YouTube.
Esta é uma iniciativa promovida pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras, que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público. Trata-se de uma conversa sobre literatura, com convidados especiais, que conta já com mais de 100 edições.
A conversa passará, certamente, pela mais recente obra da escritora, o romance “Um Cão no Meio do Caminho”, publicado no passado mês de novembro pela Caminho, mas também pelos seus outros livros, especialmente “A Gorda”, publicado em 2016, que foi um enorme sucesso junto do público e que recebeu o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues.
Nesta sessão, serão também abordados outros temas que marcam o percurso de Isabela Figueiredo. Filha de portugueses da zona centro-oeste de Portugal, nasceu em Lourenço Marques (hoje Maputo), Moçambique, em 1963. Após a independência de Moçambique, em 1975, a família regressou a Portugal e foi por cá que Isabela completou os estudos. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e especializou-se em Estudos sobre as Mulheres na Universidade Aberta.
Trabalhou como jornalista no “Diário de Notícias” entre 1988 e 1994, onde foi também coordenadora do suplemento “DN Jovem”. Foi professora de português no ensino secundário. Na lista de obras publicadas estão também “Conto É Como Quem Diz”, novela que recebeu o primeiro prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias e “Caderno de Memórias Coloniais”, cuja edição francesa foi finalista do Prémio Femina Estrangeiro. Pode também visitar o seu blogue “Novo Mundo”.