cultura

“A Pequena Sereia” tem cenas gravadas nas ondas gigantes da Nazaré

O realizador Nuno Dias foi escolhido pelos estúdios da Disney para captar a essência do mar nacional no live-action.

Uma das primeiras ondas que surgem no novo filme de “A Pequena Sereia” é portuguesa. Os areais e o mar da vila da Nazaré, em Leiria, servem como plano de fundo para algumas das cenas do live-action, que chegou aos cinemas esta quinta-feira, 25 de maio.

O realizador Nuno Dias, de 25 anos, foi convidado pelos estúdios da Disney para participar na longa-metragem. O português foi responsável por captar as ondas gigantes que também servem de casa para a protagonista, Ariel, interpretada por Halle Bailey.

“Na Nazaré, filmámos bastante os surfistas, as ondas que eles apanham e os chamados wipeouts, os momentos em que eles caem”, explicou o jovem à RTP. A protagonista não esteve em Portugal, mas as imagens gravadas foram processadas para juntar as suas cenas às paisagens das praias nacionais.

A escolha não podia fazer mais sentido. Nascido em Lisboa, o cineasta já entrevistou e fotografou grandes nomes do surf, como Garrett McNamara, Ross Clarke-Jones, Carlos Burle ou Nic Von Rupp. Antes de se dedicar ao cinema, viajar para contar estas histórias era uma das suas grandes paixões.

Por isso, quando se começou a envolver em granes produções, como documentários ou conteúdos para as redes sociais, decidiu captar momentos passados na Nazaré, que recebe milhares de pessoas durante o ano inteiro.

Em 2020, chegou mesmo a filmar “Kalani” na Praia do Norte, na vila, uma curta-metragem documental que conta a história do surfista Kalani Lattanzi, que aproveita o mar do litoral português para fazer bodysurf.

Leia também este artigo da NiT onde a protagonista do filme, Halle Bailey explica o motivo que a levou a aceitar o papel em “A Pequena Sereia” e como reagiu aos ataques racistas de que tem sido alvo. O elenco conta também com nomes como Melissa McCarthyJavier Bardem ou Jonah Hauer-King, entre outros

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA