cultura

A peça “O Francês em Londres” regressa ao Palácio do Marquês passados dois séculos

A comédia foi representada em Oeiras no dia do aniversário do nobre em 1767 e está de volta no dia 23 de fevereiro.
Vai sentir-se no século XVIII.

Não vai precisar vestir uma roupa de época, nem encarnar o espírito dos nobres portugueses para se sentir em pleno século XVIII. A peça “O Francês em Londres” vai levá-lo numa viagem ao passado no Palácio do Marquês de Pombal. O espetáculo será encenado em apresentação única no dia 23 de fevereiro e vai das 21h30 às 23 horas.

Esta comédia de apenas um acto do poeta satírico e autor dramático francês, Louis de Boissy esteve em cena no Palácio no dia do aniversário do Marquês de Pombal a 13 de maio de 1767. Através da caracterização estereotipada das personagens, a peça enfatiza características socioculturais do século XVIII e coloca em confronto a cultura e os costumes dos ingleses e franceses da época.

Trata da soberba e da dominação francesa dos usos e da moda na Europa. O texto e as características das personagens são debatidas através da cortesia francesa e do bom senso inglês. O lado cómico gerado pela diferença de costumes é usado como pano de fundo para ensinar à plateia os aspectos sociais e culturais da época que criavam controvérsia também em Portugal.

Vai conhecer o cómico, galante, arrogante e fútil Marquês de Polinville e o seu oposto, o sem graça, sem modos e sem maneiras Jacques Rosbif. A produção da associação Cantiga D’Alba promete boas gargalhadas e uma imersão na época dos nobres e da riqueza ostensiva.

A peça é voltada para o público maior de 12 anos. Os miúdos com menos de seis anos não podem entrar. Os bilhetes custam 12€ e podem ser comprados online. Há descontos para grupos de quatro ou mais pessoas. Para mais informações e reservas, entre em contacto pelo telefone 214 430 799 ou pelo email servicoeducativo.palacio@nullcm-oeiras.pt.

tags: comédia, O Francês em Londres, oeiras, palácio do marquês de pombal, teatro