cultura

A peça “Amílcar Geração” estreia já esta sexta-feira em Algés

Há quatro datas disponíveis para ver o espetáculo no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço.
O monólogo é interpretado por Ângelo Torres.

A vida e o legado de Amílcar Cabral, político e agrónomo da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, é o tema da peça “Amílcar Geração”, um monólogo dramático, em três atos, representado pelo ator Ângelo Torres.

O espetáculo trata-se de um retrato e uma reflexão sobre o impacto dos atos e pensamentos de Cabral nas gerações que o seguiram. Este é um trabalho em que a própria experiência pessoal do ator com raízes africanas é utilizada como forma de expressão da influência que a figura central da peça deixou bem vincada.

No espetáculo são abordados momentos da vida pessoal de Amílcar e da luta de guerrilha por ele protagonizada. A peça integra também algumas histórias tradicionais, que Ângelo Torres tão bem sabe contar e dinamizar. 

Segundo a sinopse da peça, “a premissa central de Amílcar Geração é a ideia de que confluem em Amílcar Cabral dois homens — um a que chamamos ‘Cabral’ e um outro a que chamamos ‘Amílcar’. Cabral é o homem que sistemática e cientificamente levou a cabo um plano magistral para a independência de dois países. Amílcar é o homem terreno, que se apaixonou por uma transmontana, que estudou Engenharia Agrónoma, que se confrontou com a miséria em Cabo Verde, em Portugal e em Angola, e que gostava de jogar futebol”. 

Em janeiro de 2023 terão passado 50 anos sobre a morte de Amílcar Cabral e em 2024 celebrar-se-á o centenário do seu nascimento. Cabral foi assassinado a 20 de janeiro de 1973, em Conacri. Deixou à Guiné, Cabo Verde, Portugal, às novas nações africanas e ao mundo, uma herança histórica e intelectual de valor inestimável. 

A peça estará em cena nos próximos dias 30 de setembro, 1, 7 e 8 de outubro, no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, em Algés, sempre pelas 21 horas. A interpretação é de Ângelo Torres, o texto e encenação são de Guilherme Mendonça e a produção executiva de Nuno Pratas.

Os bilhetes têm o valor de 10€ e podem ser adquiridos online. Para reservas contacte o email cda.reservas@nullgmail.com ou ligue para o número de telemóvel 919 714 919.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA