cultura

A nova exposição do Taguspark saiu da cabeça e das mãos de Binau

"All in my head" está patente até 21 de outubro. A entrada é gratuita e pode visitá-la de segunda a sábado das 9 às 19 horas.
O artista dedica-se à arte urbana.

É conhecido como “a cidade do conhecimento”, mas há algum tempo que o Taguspark deixou de ser apenas um parque empresarial e tecnológico, para se posicionar também como um centro que reúne arte, cultura e gastronomia. Além dos bares e restaurantes que por lá abriram nos últimos anos, das peças de teatro que semanalmente levam público ao auditório central, o espaço tem recebido várias exposições artísticas que pretendem surpreender não só quem por lá trabalha, mas todos os cidadãos, em geral.

A mais recente, “All in my head” (traduzindo literalmente, seria algo como “tudo na minha cabeça”), foi inaugurada a 7 de setembro e estará patente no Núcleo Central até dia 21 de outubro. Da autoria de Binau, artista plástico ligado à ilustração e arte urbana, a mostra apresenta um conjunto de pinturas que “recorrem ao humor negro e dão corpo às profundezas recônditas da mente do artista”, refere o texto curatorial.

O seu trabalho, tal como podemos observar nas peças expostas, dá especial destaque à criação de personagens disformes e mutantes, que coabitam em cenários distópicos. As cores garridas e as figuras assustadoras, que sobressaem à vista, revelam as influências do seu universo artístico, desenvolvido com base nos estilos punk e no dadaísmo, podendo ser categorizado como trash-pop. 

“Sob um traço inocente e um tanto infantil, onde as cores estridentes sobressaem, ‘All in my Head’ apresenta uma família de personagens disformes que se completa e equilibra nas suas assimetrias, cromatismo e aspeto macabro, fazendo sátira ao supérfluo, à rotina, ao sentido de pertença e ao tradicionalismo. Este ato criativo procura colocar as emoções do público à flor da pele, desafiar a perceção do espectador e incentivá-lo a refletir sobre a criação dos padrões de beleza e o conceito de identidade”, refere o texto de apresentação. 

Nascido na década de 90, o jovem começou o seu percurso na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mas rapidamente passou para o mundo da ilustração e artes visuais. Pode conhecer melhor o seu trabalho e acompanhar o percurso do artista através da sua página de Instagram.

A presença de Binau no Taguspark insere-se no contexto do MAU – Museu de Arte Urbana, que tem por objetivo promover o pensamento crítico e contribuir para o bem-estar de quem visita e trabalha por lá. A exposição, com curadoria de Beatriz Palma, tem entrada gratuita. Pode visitá-la entre segunda-feira e sábado, das 9 às 19 horas. 

A mostra foi inaugurada a 7 de setembro.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA