cultura

A “Insónia” de Fernando Mendes vai mantê-lo acordado esta sexta-feira em Carnaxide

O famoso apresentador de "O Preço Certo" traz a peça de teatro ao Auditório Municipal Ruy de Carvalho no dia 14 de julho.
A personagem enfrenta um conflito interior.

“Insónia” é o nome da peça de teatro protagonizada por Fernando Mendes, que estará em cena no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, esta sexta-feira, 14 de julho. “Um espetáculo para brincar com coisas sérias”, é assim que se define a peça, com autoria e encenação de Roberto Pereira. O apresentador de televisão estará totalmente sozinho em palco.

A sua personagem, Custódio Reis, é um vendedor de vinhos e licores, que vive com a corda no pescoço, tanto financeiramente como a nível familiar, afogado em dívidas e créditos e à beira de um divórcio. É esta o mote para a comédia que, ao longo de 90 minutos, vai fazê-lo rir, mas também refletir sobre alguns aspetos comuns à vida de todos. 

“A mulher, Sónia, esgotou de vez a sua paciência para com um marido que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objetivos de vida para além de comer, beber e dormir. É um marido ausente e um pai ainda mais. Não tanto por falta de amor, mas mais de energia. Custódio sente-se cansado, pesado e sem paciência. A pouca pachorra que ainda vai tendo é para o trabalho. Toda a vida foi vendedor das mais variadas coisas. Hoje em dia, vende vinho, mas, na verdade, é quase tanto aquele que bebe como aquele que vende. É um tipo sem grande profundidade intelectual e sem grandes teses filosóficas. Por sua vez, é desenrascado e tem lábia de vendedor. O típico português de café que fala de tudo sem dizer quase nada”, descreve o município de Oeiras, promotor do espetáculo.

“Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na vida, pára para fazê-lo e, ao contrário de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia, onde vai questionar tudo e tentar encontrar soluções. Mas, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil. Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir”, podemos ler na sinopse.

Pelo meio desta “Insónia”, o público vai acompanhando alguns programas de televisão a que Custódio assiste para ver se chama o sono, onde Fernando Mendes protagonizará momentos improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida. Um espetáculo que os fãs do apresentador e ator não podem perder, num serão que será certamente divertido e recheado de bons momentos.

Desta vez, o público não terá de adivinhar o preço certo da peça. O valor dos bilhetes é de 10€ para a plateia e 7,50€ para o balcão. Pode adquirir os bilhetes online ou nos locais habituais.

A sessão está marcada para as 21h30. A abertura das portas faz-se 20 minutos antes do início do espetáculo. A reserva de bilhetes para lugares de mobilidade reduzida pode ser feita através do email paulo.afonso@nulloeiras.pt (sujeito a confirmação de disponibilidade) ou diretamente na bilheteira do auditório no dia do espetáculo. Para mais informações pode contactar o número de telefone 214 430 799. 

Ainda há bilhetes disponíveis.
 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA