A história desta livraria solidária começou a ser escrita em abril de 2022, partindo de uma página em branco onde apenas existia a vontade de um grupo de amigas, apaixonadas por livros e motivadas em torná-los instrumentos de apoio a boas causas. Menos de dois anos depois, dá-se início a um novo capítulo, com a certeza de que a aventura ainda agora começou.
Conhecemo-la em Linda-a-Velha, como Book-A-Wish, nome que remetia para a fundação que apoiava. A venda de livros doados ajudava a concretizar desejos de miúdos e jovens doentes sinalizados pela Make-A-Wish. Em outubro de 2023 mudou de nome para Heróis com Capa, tornando-se oficialmente numa associação solidária para ajudar também outras causas e instituições. No passado dia 20 de janeiro, mudou de casa, agora com uma loja própria no Mercado de Carnaxide. É mais uma prova de que os livros não só fazem sonhar, como realizam esses sonhos, e qualquer pessoa pode ajudar.
Com uma porta aberta para a rua, luz natural e estantes recheadas de livros do chão até ao teto, estão reunidas as condições para continuar a escrever esta história que encanta pequenos e grandes leitores. “Estamos muito felizes com esta mudança. Aqui, estamos dentro de um bairro residencial, com uma zona para estacionar sem parquímetro ao sábado à tarde, temos um multibanco ao lado, estamos próximos de cafés e outro tipo de comércio, é mais fácil chegar até nós”, comenta Marta Amorim, uma das madrinhas fundadoras das livraria.
Para Marta e restantes madrinhas do projeto, que vive única e exclusivamente de trabalho voluntário, o espaço tem agora melhores condições para os livros e para a forma como os clientes conseguem aceder a eles. “Temos recebido pessoas novas e a ideia é essa, chegar a mais pessoas, fazer crescer o conceito”, garante. Com o apoio da Junta de Freguesia de Carnaxide e Queijas, a Heróis com Capa ganhou um espaço, que vai permitir pôr em prática todas as ideias em stand by.
“A Câmara Municipal de Oeiras gostou do projeto desde o início e acabámos por sentir que houve uma união de esforços para conseguirmos um espaço que se coadunasse com aquilo que são os nossos princípios. Esta loja, tanto o espaço interior, como a zona exterior atrás, dentro do mercado, vai permitir-nos fazer também eventos. Queremos ser casa de eventos relacionados com a promoção da leitura em diferentes públicos-alvo. Queremos pôr as pessoas a ler estilos diferentes, receber clubes de leitura com diferentes temáticas”, refere Marta.
Este domingo, 4 de fevereiro, vai realizar-se a segunda edição do Clube de Leitores Solidários, “Mais que Palavras”, organizado por Sara, uma das voluntárias da livraria, que criou uma página nas redes sociais para partilhar as suas leituras. Porém, as vagas para este encontro já se encontram esgotadas. Pode seguir a Heróis com Capa no Instagram ou no Facebook para estar a par das próximas datas. É por lá também que a livraria vai partilhando os livros “novos”, que chegam a cada semana. “Todos os sábados há novidades na livraria”, aponta Marta.
Por lá, vai encontrar um pouco de tudo, desde “heróis que ganharam o Nobel”, a heróis em português, em espanhol, inglês, alemão, francês ou italiano, “heróis clássicos”, “heróis no mundo da fantasia”, “heróis românticos”, “heróis marotos”, heróis poetas” ou ainda “heróis polícias e ladrões”. As categorias continuam pelo humor, culinária, educação, economia, decoração e a lista não fica por aqui.
Há ainda livros infantis e juvenis, alguns clássicos que marcaram a infância de gerações como a Anita, ou outros que fazem hoje parte do Plano Nacional de Leitura. No meio das várias categorias, entre edições antigas e outras mais modernas, a Heróis com Capa orgulha-se de ter uma oferta bastante vasta — toda ela composta por doações de leitores que querem contribuir para esta causa nobre.
Os valores são também heróis para as carteiras dos booklovers. Todos os livros custam entre 1€ e 5€. Em janeiro e fevereiro, os valores angariados revertem a favor da SERaro — Associação das Síndromes Excecionalmente Raras de Portugal. “Todos os meses mudamos a associação que estamos a apoiar”, garante Marta Amorim, acrescentando: “Esta aposta tem a ver com a nossa vontade de chegar a diferentes causas. Falamos muito com a Câmara Municipal de Oeiras para nos indicar instituições aqui da zona. E procuramos sempre materializar o donativo, ou seja, em vez de dar dinheiro, partilhamos com os clientes que o valor será convertido em roupa ou em bens, e assim é mais fácil as pessoas perceberem”.
Atualmente, a loja conta com cerca de 9.500 livros (longe dos 800 iniciais). A média de heróis vendidos em cada dia são 50 a 60, mas “no dia da inauguração da nova loja chegámos aos 200”, conta Marta. “Recebemos donativos com frequência. Temos até clientes fiéis que, a cada dois meses, nos vêm trazer mais. É engraçado que alguns compram certos livros e depois vêm cá doá-los novamente”, revela a madrinha do projeto.
Há até histórias de pessoas que encontraram na Heróis com Capa livros que procuravam há anos, sem sucesso, em livrarias e alfarrabistas. Histórias com finais felizes, provando que há livros para todos e, caso não encontre, no momento, aquele de que está à procura, pode deixar um bilhete no local com o título ou autor que deseja. Caso apareça por lá um exemplar, será contactado.
Carregue na galeria para conhecer o novo espaço da Heróis com Capa.