cultura

A Festa do Cinema Francês está de volta a Oeiras (com bilhetes a 2,50€)

A 25.ª edição do evento vai passar pelo Auditório Municipal Eunice Muñoz, entre os dias 17 e 20 de outubro.
A comédia "Completamente passado!" faz parte da lista.

Depois de passar por várias cidades do País e, antes de seguir para outras tantas, a 25.ª edição da Festa do Cinema Francês vai passar por Oeiras. “A festa será incluída na programação municipal pela quinta vez, refletindo a adesão crescente do público”, refere o município. 

Durante quatro dias, o Auditório Municipal Eunice Muñoz vai receber o evento que traz ao público mais de uma dezena de filmes, lançados, na sua maioria, em 2023. O objetivo passa por refletir a diversidade do cinema francês, para felicidade dos cinéfilos oeirenses que não perdem um evento ligado à sétima arte.

Organizada pela produtora Jangada, com a colaboração da Embaixada de França, do Instituto Francês de Portugal e da rede das Alianças Francesas em Portugal, a iniciativa, que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, é “o principal evento em Portugal dedicado a uma das cinematografias mais ricas e vivas do mundo”, garante a organização. 

As sessões vão decorrer entre os dias 17 e 20 de outubro, ou seja, de quinta-feira a domingo, com três exibições diárias. No geral, são filmes que pretendem proporcionar momentos de emoção e diversão, entre comédias, dramas, romances, aventuras, mistério, ficção científica. As diferentes obras trazem ao ecrã grandes nomes do cinema como Vincent Cassel, John Malkovich, Johnny Depp e Isabelle Huppert, por exemplo. 

Destaca-se “Anatomia de uma Queda”, com grande sucesso entre o público e a crítica, chegou a ganhar o Palma de Ouro para melhor filme no Festival de Cannes 2023 e, ainda, filmes dirigidos a um público mais jovem, como é o caso de “Pequenas Grandes Vitórias”, exibido no dia 17 de outubro, quinta-feira.

Tome nota das obras cinematográficas que serão exibidas em cada data.

17 de outubro (quinta-feira)

11 horas — “Pequenas Grandes Vitórias“, de Mélanie Auffret (2023) — sessão para escolas. 

15 horas — “Os Três Mosqueteiros: Milady“, de Martin Bourboulon (2023) — sessão para escolas. 

21h30 — “O Sucessor“, de Xavier Legrand (2023).

18 de outubro (sexta-feira)

11 horas — “Uma Profissão Séria“, de Thomas Lilti (2023).

15 horas — “Reino Animal“, de Thomas Cailley (2023) — Filme de abertura da secção Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

21h30 — “Iris e os Homens“, de Caroline Vignal (2023).

19 de outubro (sábado)

15 horas — “Ninho Vazio, Casamento Por Um Fio“, de Philippe Lefebvre (2023).

18 horas — “Complétement Cramé!“, de Gilles Legardinier (2023).

21h30 — “Jeanne Du Barry — A Favorita Do Rei“, de Maïwenn (2023).

20 de outubro (domingo)

11 horas — “Príncipes Do Deserto – Zodi & Tehu, Fréres Du Désert”, de Eric Barbier (2023).

15 horas — “O Crime É Meu“, de François Ozon (2023).

18 horas — “Anatomia De Uma Queda‘“, de Justine Triet (2023).

Pode saber mais sobre cada filme no site oficial do evento. Os bilhetes custam 2,50€ para plateia e balcão e estão à venda nos locais habituais como, por exemplo, o site da Ticketline. As portas abrem 20 minutos antes do início das sessões. Para mais informações ligue para o número de telefone 214 430 799 ou envie email para paulo.afonso@nulloeiras.pt. 

Pode comprar bilhetes no Auditório Municipal Eunice Muñoz, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, no Posto de Turismo de Oeiras, na receção do Palácio Anjos, no Centro Cultural Palácio do Egipto e na receção/koja da Fábrica da Pólvora de Barcarena. A Festa do Cinema Francês arrancou a 3 de outubro, em Lisboa, e até 30 de novembro vai percorrer dez municípios por todo o País. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA