É um dos mais célebres e reputados concursos de fotografia do mundo. O World Press Photo que, como o nome indica, é dedicado à área do fotojornalismo e fotografia documental, foi criado em 1955, pela organização homónima, com o objetivo de premiar, anualmente, os fotógrafos profissionais pelas imagens que dão a conhecer ao público momentos impactantes que marcaram a atualidade, à escala global, no ano anterior.
A 66.ª edição do concurso distinguiu 24 fotografias entre mais de 60 mil imagens inscritas, propostas por 3.752 participantes, de 127 países. “Os trabalhos vencedores do World Press Photo 2023 chamam a atenção para algumas das questões mais prementes que o mundo enfrenta hoje, desde a documentação da guerra na Ucrânia, dos protestos históricos no Irão, às realidades no Afeganistão controlado pelos Talibãs, às muitas faces da crise climática, que vão de Marrocos à Austrália, do Peru ao Cazaquistão”, refere a organização.
Um júri independente, formado por 31 membros de todo o mundo, escolheu os 24 vencedores “que cobrem histórias a partir de linhas de conflito, ligadas à cultura, identidade, migração, memórias do passado perdido e vislumbres de um futuro próximo e distante”, afirma o World Press Photo.
Além desses, foram assinaladas seis menções honrosas, distinguindo, assim, 30 fotógrafos de 23 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Arménia, Austrália, Bélgica, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Equador, Egito, Filipinas, França, Grécia, Irão, Itália, Marrocos, México, Myanmar, Peru, Ucrânia, Venezuela) que vêem o seu trabalho percorrer o mundo, já que a premiação resulta também numa exposição que passa por vários países, incluindo Portugal.
Este será o terceiro ano consecutivo que Oeiras vai receber a mostra, depois do sucesso registado nas últimas edições. O Parque dos Poetas volta a ser o cenário escolhido, tornando-se numa verdadeira galeria a céu aberto, com entrada livre a todos aqueles que queiram conhecer as fotografias premiadas, que vão estar expostas na alameda, junto ao Anfiteatro Almeida Garrett.
A inauguração da mostra, promovida pela “Visão”, vai acontecer no dia 21 de dezembro, quinta-feira, pelas 15h30. Poderá visitar a exposição durante um mês, até 20 de janeiro de 2024, se segunda-feira a domingo, das 10 às 20 horas.
Leia também o artigo sobre a decisão de não colocar a “Fotografia do Ano” na capa do livro do World Press Photo 2023, por ser considerada demasiado “explicita”. A imagem foi captada por Evgeniy Maloletka e mostra uma grávida a ser retirada dos escombros na Ucrânia.
Pode ver esta e outras fotografias vencedoras na galeria abaixo, assim como imagens da exposição em anos anteriores.