cultura

A excentricidade do “Le Cabaret Rock” está de volta aos Nirvana Studios

O espetáculo regressa ao Teatro Custom Café no dia 30 de setembro. Os bilhetes já estão disponíveis.
Um espetáculo surpreendente. Créditos: Bruno Nunes

”Pura dinamite em palco, com doses surpreendentes de loucura, terror, paródia e decadência poética”. É assim que a companhia de teatro transdisciplinar Custom Circus descreve o espetáculo “Le Cabaret Rock”, estreado originalmente em 2012. Nos dois primeiros anos em cena foi visto por mais de 40 mil espectadores, dando à irreverente troupe criadora deste imaginário teatral a certeza de que era uma aposta ganha. Regressa a palco no dia 30 de setembro. 

Ao longo da última década foi-se renovando e voltou a palco mais vezes, naquela que é a sua casa: o Teatro Custom Café. É, atualmente, o espetáculo residente e oficial daquele espaço, que faz parte dos Nirvana Studios, em Barcarena. Em palco estará uma mistura de cabaret, com números de circo, num verdadeiro espetáculo de variedades que não deixa ninguém indiferente. 

Pode esperar números com fogo, acrobacias arriscadas, pessoas a voar e muito mais. Neste show intenso, descrito muitas vezes como excêntrico e alucinante, o público vai sentir que está num universo paralelo, completamente fora deste mundo, durante a hora e meia em que dura o espetáculo.

 “Tem uma série de estéticas com que trabalhamos, que passam pelo bizarre chic e o absurdo. É difícil definir e isso para nós é uma vantagem. Na maioria das vezes, quem vem assistir, regressa para ver uma segunda vez, porque é um espetáculo muito enérgico, feito em 360 graus e na maioria das vezes está a decorrer mais do que um polo de ação ao mesmo tempo, o que faz com que o público tenha que estar sempre a olhar de um lado para o outro”, garante Rui Gago, um dos fundadores. 

“Neste momento, queremos que seja ‘O’ espetáculo da companhia. Vai sendo alterado, mas a base é a mesma”, conta. Ao todo são oito artistas em palco, a viver e a transmitir a extravagância e a loucura do show, sentida tanto por quem está em cima do palco, como pela plateia, o que faz com que cada apresentação seja única. É esse o objetivo deste e de todos os espetáculos realizados pela companhia desde que foi criada, no final dos anos 80, para explorar diversas artes performativas. 

Daniela Sousa (Daniella Vol), Michel Alex (Michel Gigolo) e Rui Gago (Dr. Apokalipse) são o trio fundador. Foram eles que fizeram nascer o Custom Circus em 1988, quando decidiram transportar todo o imaginário do livro “A Saga da Roda”, de Michel Alex, para o mundo real, com uma estrutura teatral vintage, que se especializou em eventos alternativos e shows multimédia.

O nome Custom Circus deriva da sua génese nómada, que os guiou (e aos 30 camiões de equipamento) ao longo de uma década, por diversos palcos espalhados pelo mundo. Contudo, em 2003, sentiram a necessidade de procurar um espaço para fixar a equipa e a estrutura, onde fosse possível a apresentação de espetáculos residentes, albergando também outros projetos da companhia.

Compraram um terreno de três hectares em Barcarena e decidiram reformar-se do estilo nómada. Assim nasceu o espaço dos Nirvana Studios, um centro cultural alternativo. “Hoje, temos 70 salas de ensaio, a nossa sala de espetáculos e agora a Custom Ville [espaço preparado para receber residências artísticas]. Foi tudo construído por nós”, explicou Rui Gago, um dos fundadores dos Nirvana Studios, à New in Oeiras.

O recinto segue uma linha de influências que, de acordo com o fundador, vai desde o imaginário de Júlio Verne até ao pós-apocalíptico de filmes como “Mad Max”. Um dos destaques, por exemplo, é um elétrico antigo de Lisboa que funciona como bilheteira para os espetáculos dos Custom Circus. Leia também este artigo onde pode conhecer melhor a história da companhia e dos Nirvana Studios, que celebraram o 20.º aniversário em junho deste ano. 

É lá que pode comprar os bilhetes para o espetáculo “Le Cabaret Rock”, marcado para 30 de setembro, sábado, com início às 22 horas. Os bilhetes, que têm o valor de 18€, estão também disponíveis online. Os Nirvana Studios ficam no número 66 da Estrada Militar de Valejas. Pode seguir a página de Facebook e Instagram para ficar a par de todas as novidades.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor o universo dos Nirvana Studios. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA