“Tudo é Rio” chegou a Portugal em março de 2023, nove anos depois de ter sido lançado no Brasil, com um enorme sucesso. A editora Infinito Particular apostou na publicação do primeiro romance de Carla Madeira por cá e o êxito junto do público português foi tal que, cinco meses depois, foram publicados outros dois títulos da autora, “Véspera” e “Natureza Mordida”.
Para felicidade dos fãs, Carla Madeira vem ao concelho este mês para um encontro com os leitores na Biblioteca Municipal de Oeiras. Será mais uma sessão da iniciativa Café com Letras, que conta com mais de 100 edições, e pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público. A escritora vai estar à conversa com o jornalista José Mário Silva, que se irá centrar na sua obra literária e no seu percurso pela escrita.
“Conhecida pelos seus romances, Carla Madeira tornou-se a escritora mais lida do Brasil e é reconhecida pela abordagem criativa e artística na sua escrita”, refere o município de Oeiras. De acordo com a CNN Brasil, em 2021, quando “Tudo é Rio” foi relançado pela editora Record, tornou-se o segundo livro de ficção mais vendido do ano.
Sobre o livro “Tudo é Rio“, lemos na sinopse: “Lucy é a prostituta mais concorrida da cidade. Dalva, por contraste, é de origem familiar e muito tradicional, mulher de Venâncio, senhor de uns ciúmes doentios. Lucy e o casal, Dalva e Venâncio, protagonizam um triângulo amoroso que se afasta dos lugares-comuns dos romances e nos faz questionar, sob formas surpreendentemente originais, quais os verdadeiros limites do perdão, até onde pode ir a intensidade de um amor, de que valores se reveste a importância da família e, acima de qualquer outra coisa nesta história, quão forte ou fraca pode ser a afeição entre mulheres”.
A editora descreve a escrita de Carla Madeira como “uma linguagem sem pudores ou complexos, com uma narrativa madura, mas ao mesmo tempo poética e imagética; e dessa forma incorpora todos os extremos, sem ideias básicas de certo e errado, apresentando-nos o extraordinário mundo de mulheres fortes, fracas, com problemas e soluções, com sentimentos e desejos reais”.
O encontro está marcado para dia 15 de março, sexta-feira, às 21 horas. A sessão é aberta ao público. Pode assistir gratuitamente no local ou, caso não consiga ir até lá, poderá acompanhá-la online através do Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais, onde será transmitida em direto.