Para os pais, é apenas confuso. Para os miúdos, é a coisa mais hilariante de sempre. Há um novo meme a fazer sucesso nas redes sociais e até já foi mencionado num episódio de “South Park”, a 16 de outubro. O mais bizarro de tudo? “67” foi considerada a palavra do ano pelo site “Dictionary.com”, um dicionário online norte-americano.
Já é um fenómeno nos Estados Unidos e está a tornar-se cada vez mais presente em Portugal. Pronuncia-se “six seven” (seis sete, em tradução livre) e foi popularizado pela Geração Alpha nas redes sociais, nas escolas e entre grupos de amigos.
Ao estilo do fenómeno brainrot, que popularizou personagens bizarras adoradas pelos miúdos, este não tem exatamente um significado. Alguns dizem que pode ser usado para dizer “mais ou menos” ou “nem uma coisa, nem outra”. No entanto, o “Dictionary.com” diz que é um termo sem sentido.
“A sua enorme difusão foi o que chamou a atenção da equipa responsável pela escolha da palavra do ano”, explicou Steve Johnson, diretor de lexicografia do Dictionary Media Group, à “CBS News”. “Algo que se pensava que ia desaparecer, continuou a crescer, transformando-se num verdadeiro fenómeno cultural.”
Naturalmente, “67” distingue-se das palavras escolhidas em anos anteriores porque não tem um significado definido — e foi isso que chamou a atenção de Johnson. “Esta é, na verdade, a primeira palavra do ano em muito tempo que é mais uma interjeição”, comenta. “É algo que as pessoas simplesmente gritam e dizem, e isso, por si só, é bastante novo e espetacular.”
Mas, afinal, como é que apareceu este meme? A expressão veio de uma canção do rapper Skrilla, chamada “Doot Doot (6 7)”. Em outubro de 2024, o tema foi usado em clipes de vários jogadores de basquetebol, incluindo LaMelo Ball, que tem dois metros de altura (6’7″ na escala norte-americana de medida).
“O que virá a seguir e quanto tempo isto vai durar é impossível prever. Talvez tenhamos de esperar seis ou sete meses para ver onde vai dar”, brinca Johnson.

LET'S ROCK






