As alterações climáticas e a migração são temas em constante debate na atualidade e que pretendem chamar a atenção do público para que haja uma mudança positiva. Neste sentido, os artistas da MagdaClan, companhia de circo contemporâneo italiana, vão organizar dois espetáculos inseridos na programação do Festival Internacional de Ciência.
Pode marcar na agenda: dias 15 e 16 de outubro, às 21 horas, no Jardim Municipal de Oeiras. A entrada é livre.
Sete jovens artistas e quarta músicos vão juntar-se para encenar uma representação dramática das crises climáticas que estão a acontecer em diferentes pontos do planeta, com comunidades devastadas pelas cheias, pelo degelo do ártico, pela desertificação e incêndios. O objetivo é mostrar que estes desastres naturais continuam a acontecer por causa das nossas ações
Estes espetáculos estão inseridos numa campanha europeia chamada #ClimateOfChange, liderada pela WeWorld. A tour não se vai limitar a representações, mas também a atividades partilhadas com as comunidades locais, em colaboração com escolas de circo locais. “Para esta digressão construímos uma rede de relações com escolas de circo de toda a Europa com o objetivo de envolver o maior número de pessoas possível, sempre em segurança”, explicou Matteo Lo Prete, diretor da FLIC Circus School.
Natalia Lupi, coordenadora da campanha europeia, esclareceu que fazia todo o sentido introduzir a arte à iniciativa, como uma nova linguagem para entender o tema. Além disso, pode esperar a poética de Petr Forman que vai ser apoiada pela dramaturgia de Flavio D’Andrea e a cenografia é de Francesco Fassone.
As histórias apresentadas nos espetáculos são reais para demonstrar uma correta representação dos fenómenos globais. Ao mesmo tempo, para espetacularização do drama, vão ser usadas imagens das vidas destes migrantes climáticos. Depois da passagem desta tour por Portugal, os espetáculos vão continuar em França e na Bélgica.
O evento será ao ar livre, com entrada gratuita, mas sujeita ao levantamento prévio de bilhetes. Os ingressos podem ser levantados nos postos de turismo e nas bibliotecas municipais de Oeiras e no próprio local do evento.