cultura

Saiba tudo o que pode fazer na próxima edição do “Passa a Palavra”

O festival vai distribuir-se pelas bibliotecas municipais de Oeiras, entre os dias 18 e 24 de Outubro. A entrada é livre, aproveite.
Fotografia de Luís Ferreira.

A referência no âmbito da narração oral em Portugal vai regressar, uma vez mais, ao Concelho de Oeiras. Trata-se do Festival Internacional “Passa a Palavra” que volta a trazer uma programação cheia de atividades, tanto para adultos como para crianças. Esta quarta edição começa no dia 18 de outubro e termina no dia 24 do mesmo mês, ocupando o centro histórico da vila e as bibliotecas municipais. 

Nesta “celebração das histórias, quem as conta, quem as inventa, quem as ouve, quem as entende”, vai haver muita música, sessões de contos, poesia, marionetas, conferências, cinema, oficinas, animação de rua, uma feira do livro e uma exposição dos trabalhos de João Vaz de Carvalho. O artista plástico também deu o seu contributo nesta edição, sendo o autor das ilustrações na brochura do evento. 

Esta quarta edição da Festa dos Ofícios do Narrar, vai ser a maior de todas com mais de 50 convidados, não só nacionais, mas também estrangeiros. O destaque nesta programação é a participação do pioneiro da narração oral europeia Abbi Patrix, assim como da Andante, que se dedica exclusivamente à promoção da leitura. Para além disso, vai haver também um jantar-recital de homenagem ao escritor português José Fanha, com leituras de Cristina Paiva e de Paulo Condessa.

Neste festival existem vários tipos de atividades para vários tipos de público, o difícil é escolher. Mas, se for um profissional da palavra tem à sua disposição os Ofícios da Palavra, isto é, conversas informais entre convidados que fazem da palavra o seu ofício. Para um programa em família, existem oficinas de expressões artísticas. Para quem quiser planos para a noite, os serões de contos e espetáculos de música e poesia, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, são a escolha ideal.

O “Passa a Palavra” é um projeto que foi organizado no sentido de contribuir para uma melhor posição de Oeiras no panorama internacional e contribuir para um concelho mais dinâmico. Neste sentido, e para proporcionar dias divertidos aos munícipes, todas as atividades são gratuitas, à exceção do jantar-recital de homenagem a José Fanha. Para o público que não consiga marcar presença, pode assistir às transmissões de streaming na página de Facebook do festival, na página das Bibliotecas Municipais de Oeiras e no canal de Youtube do “Passa a Palavra”.

  • Todas as oficinas para crianças e para adultos estão sujeitas a inscrição, que poderá ser feita a partir do dia 18 de outubro enviando um e-mail com a atividade escolhida e o nome dos participantes para insc.passapalavra@nullgmail.com. As inscrições ficarão registadas por ordem de chegada.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA