cultura

“Diário de uma Pandemia” é a exposição fotográfica que não vai querer perder

O conjunto de fotografias é um relato destes longos meses de pandemia, levado a cabo pela associação CC11. Estará até dia 27 de novembro no Núcleo Central do Taguspark - Cidade do Conhecimento, em Oeiras.
Fotografia de José Coelho.

A pandemia pode ter sido um percalço e um pesadelo na vida de muitas pessoas, mas na de outras pode (e foi) uma forma de meter em prática novas ideias e projetos. Neste caso, o novo projeto que nasceu após longos meses de confinamento, é uma exposição fotográfica que, como o nome indica, trata-se de um “Diário de uma Pandemia”. Levada a cabo pela associação cultural CC11, este retrato daquilo que foi a nossa vida durante a pandemia Covid-19 estará em exposição no Núcleo Central do Taguspark até ao dia 27 de novembro. A entrada é livre. 

Este projeto, produzido em conjunto com a Casa da Imprensa e a Canon Portugal, é dado a conhecer ao público um ano e meio depois dos primeiros casos da doença em Portugal, e conta com os trabalhos de mais de 130 fotógrafos e fotojornalistas. Cada uma é o ponto de visão diferente sobre esta crise sanitária que ocorreu a nível mundial.

A exposição “Diário de uma Pandemia” é constituída por quatro módulos: EverydayCovid que relata o isolamento, a realidade das máscaras e a organização feita por parte dos hospitais, lares e funerais; Retratos de Portugal pelas Agências de Notícias mostra como o País reagiu à pandemia, a partir das ruas vazias e das missas sem crentes; Dias da Pandemia pela Imprensa Nacional que faz uma linha de tempo contada pelas capas dos jornais e revistas portuguesas; Claro e Escuro são fotografias a partir do olhar crítico de Luísa Ferreira. 

A exposição fotográfica foi aberta ao público hoje, dia 1 de outubro, e tem entrada gratuita. Enquanto a exposição estiver patente, a CC11 e o Taguspark vão organizar alguns eventos como visitas guiadas e exposições acompanhadas por autores e editores, ainda com datas a anunciar.

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA