cultura

Este sábado pode ficar a saber mais sobre a comunidade de borboletas do município

Esta é uma bela oportunidade para ensinar aos miúdos como preservar a Natureza, a partir de atividades diferentes.
Fique a saber mais sobre este animal.

Um dos principais passos que devemos dar para proteger a biodiversidade que nos rodeia é conhecê-la e, por essa razão, o município tem promovido campanhas de sensibilização e conservação da Natureza em Oeiras. É, inserida neste âmbito, que a “Agenda da Natureza” traz uma ação de formação chamada “Censos de Borboletas de Portugal”.

Tendo em conta que vão participar voluntários e não profissionais, a formação tem uma parte teórica e outra prática, para quem participar estar habilitado para a correta contagem de borboletas em zonas urbanas. Esta atividade está marcada para o próximo sábado, dia 25 de setembro, com início às 10h e com fim previsto para as 17h, no Lagar de Azeite do Palácio do Marquês de Pombal.

“A monitorização das populações de borboletas é muito importante para medir as alterações do ambiente e o estado de conservação dos habitats. É também uma forma útil de contribuir para a conservação das borboletas e da biodiversidade, na qual podem participar tanto ecólogos profissionais, como voluntários”, explica o manual de monitorização do centro de conservação das borboletas em Portugal.

Recorde-se que a melhor altura do ano para contagem de borboletas, em Portugal, considera-se ser entre os meses de Março e Setembro, portanto ainda vai muito a tempo de ver espécies magníficas.

A ação de formação é gratuita e a idade mínima para participar é 12 anos. As inscrições têm de ser feitas previamente a partir do email dga@nullcm-oeiras.pt. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA