cultura

25 de Abril é um dos temas do grupo de leitores das Bibliotecas de Oeiras este mês

Em março há cinco encontros, com poesia, romances e uma novela gráfica de sucesso. Conheça as datas e os livros escolhidos.
Comece já a ler.

Em março, os primeiros encontros do grupo de leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras começam apenas na segunda semana do mês. Ao todo, estão marcadas cinco sessões, com obras que passam por diferentes géneros literários, desde o romance à poesia, passando pela novela gráfica.

Em contagem decrescente para os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o tema não poderia faltar nas discussões. Nos dias 11 e 18 de março, é precisamente essa a proposta dos encontros, que serão moderados pelos técnicos da cada biblioteca (Algés, Carnaxide e Oeiras), num ambiente informal e descontraído. Se gosta de ler e de falar sobre livros, só tem de se agarrar às obras escolhidas e aparecer nos dias marcados. 

A iniciativa tem como objetivo unir pessoas com o amor comum pela literatura. Todas as opinião são bem-vindas, numa partilha de ideias sobre narrativas e personagens, e na descoberta de livros e autores que, segundo os responsáveis pelo projeto, valem a pena.

Tome nota das datas e livros escolhidos.

11 de março (segunda-feira)

18 horas — Leitura e discussão de poemas proibidos, no ano em que se celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril, na Livraria Municipal Verney, em Oeiras. A sessão conta com a participação especial do poeta brasileiro Pedro Tierra, que se junta ao encontro via online e em direto. 

18 horas — “Revolução” de Hugo Gonçalves, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. “Um romance tragicómico sobre a liberdade e as relações familiares, num período único de transformação, na História de Portugal”, refere a sinopse. 

18 de março (segunda-feira)

18 horas — Leitura e discussão de poemas proibidos, no ano em que se celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

25 de março (segunda-feira)

18 horas — “Balada para Sophie”, de Filipe Melo e Juan Cavia, na Biblioteca Municipal de Carnaxide e online na plataforma Discord. Este encontro é destinado a um grupo de jovens adultos, mas aberto a todos. Para saber mais informações e como se inscrever, contacte o número 210 977 430 ou o email ana.cruz@nulloeiras.pt.

27 de março (quarta-feira)

18 horas — “As Horas”, de Michael Cunningham, na Biblioteca Municipal de Algés.

Para se inscrever ou obter mais informações relativas aos eventos na Biblioteca Municipal de Algés, situada no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, na Cruz Quebrada, pode ligar para o número 214 406 340 ou enviar email para maria.cruz@nulloeiras.pt. 

Se quiser realizar a inscrição gratuita num dos encontros na Biblioteca Municipal de Carnaxide, que fica na Rua Cesário Verde, naquela localidade, o contacto telefónico é o 210 977 434 e o email é josefina.melo@nulloeiras.pt. Para inscrições e informações relativas à Biblioteca Municipal de Oeiras, na Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro, ligue para 214 406 340 ou envie email para maria.rijo@nulloeiras.pt.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA