Todos os avós (ou alguém que tenha vivido nos anos 70) têm um blazer ou umas calças de bombazine, que guardam no armário com carinho. Em eventos especiais talvez voltem a tirá-los do armário, provando que o tecido, que faz parte das nossas memórias, continua impecável — anos após ter sido estreado.
O que não é tão habitual é ver esta matéria-prima em sapatos, sobretudo quando falamos de uma marca como a Sanjo. Entre os anos 20 e 70, todos os que conheciam a etiqueta nacional sonhavam comprar um par do modelo desportivo. No seu regresso ao mercado, em 2019, continuaram a ser conhecidos pelo estilo cool, sporty e descontraído.
Na sua nova coleção, lançada em setembro, decidiram dar uma nova roupagem às propostas. Para este outono-inverno, os modelos de sapatilhas mais icónicos destacam-se pelo toque vintage, graças ao uso de bombazine, dos tons desbotados e das cores inspiradas nos cenários naturais portugueses.
“Além de ser um tecido bastante usado nos meses mais frios, tem ganhado num destaque a nível das texturas”, explica Sofia Camarinha, diretora de marketing digital da marca, sobre a escolha. “Juntámos isso a um apelo à nostalgia e rendimento, surgindo assim com um tecido canelado.”
Apesar de a coleção ter sido lançada muito recentemente, o modelo K100 continua a destacar-se como o bestseller, revela a marca. Desta vez, surge em combinações como jeans tricolor (azul-claro, escuro e verde), brown tricolor (castanho, vermelho e bordô), preto e, por fim, a cru pink (branco e creme).
A marca sublinha: “Esta coleção retrata, assim, a vontade de nunca sair deste imaginário e perpetuar o momento, que é igualmente visível nas cores utilizadas”, saídas do universo da pesca, da vida ao ar livre na costa e nas montanhas de Portugal. “A visão contemporânea da marca está comprometida com um estado de espírito pautado pela tranquilidade. O lazer e a descontração das férias podem ser mesmo um estado de espírito”, acrescenta ainda, sobre a inspiração.
O percurso da Sanjo
Lançada em 1933, pelas mãos da Companhia Industrial da Chapelaria, uma empresa que se dedicava (até então) a produzir chapéus, a marca nasceu num país fechado ao mundo exterior. Durante décadas, o seu modelo desportivo feito em lona tornou-se no par de eleição de todos os portugueses. Dificilmente encontrava alguém que não tivesse um exemplar no armário.
Com a queda da ditadura, em 1974, a Sanjo não foi capaz de fazer face à concorrência e a empresa acabou por encerrar a atividade cerca de 20 anos depois. Em 2010, a marca fez a sua primeira tentativa de retorno e mudou a produção de Portugal para a China. No entanto, esta estratégia fez com que a qualidade dos produtos baixasse e o relançamento caiu por terra.
Nos últimos três anos, a missão passou por limpar a imagem deixada pelo seu anterior dono. Devido ao legado tão vincado, a nova administração tentou trazer muitos elementos da antiga Sanjo, com um arquivo tão rico. Quando foram criados os modelos skater, em território nacional, a aceitação dos clientes foi muito positiva.
Em fevereiro de 2022, Vitor Costa, diretor criativo da marca, explicou quais estavam a ser as dificuldades da empresa: “Costumo dizer, quase em tom de brincadeira, que a Sanjo é um velhinho com quase 90 anos que durante um período foi muito maltratado”. Apesar de notar algum mal-estar no início desta nova vida, acrescenta: “A partir do momento em que fizemos o primeiro editorial, a nossa imagem passou a ser mais cuidada”.
“Estivemos focados no mercado ibérico. Quando comprámos a marca, foi esta a nossa abordagem”. Porém, Hélder explica que, em 2023, começam a dar os primeiros passos internacionais. “O objetivo é levar os modelos aos quatro cantos do mundo”.
Após participarem em várias feiras internacionais, e com presença em vários espaços multimarca e centros comerciais, a Sanjo tem ainda mais planos para este ano. As novidades mais recentes foi o lançamento oficial da primeira coleção para miúdos — que está à venda desde março.
Todas as peças da nova coleção da Sanjo já estão disponíveis no site da marca, com preços entre os 79,50€ e os 84,50€. Carregue na galeria para conhecê-los.