compras

Viplant em Oeiras criou uma mini cidade nórdica onde vai sentir toda a magia do Natal

O cenário imersivo vai fazê-lo viajar até às ruas da Lapónia. Aproveite para conhecer as decorações festivas da marca.
Um cenário encantador.

Quem gosta de plantas, de jardinagem e de decoração, certamente conhece a Viplant, em Oeiras, um garden centre onde encontra tudo o que precisa para ter a sua casa em verdadeira harmonia com a natureza. A loja, aberta todo o ano, é um paraíso para os fãs de flores, árvores, plantas de interior, exterior e de época, assim como para quem quer encontrar sementes, adubos, suplementos e terra. Já para não falar de todo o tipo de acessórios desde vasos a floreiras, livros de jardinagem, passando por elementos de decoração como cestos, luzes, jarras, entre outros. 

Nesta época chegam também ao catálogo da marca, decorações relacionadas com a quadra natalícia. Calendários do advento em madeira, conjuntos de bolas e pendentes para colocar na árvore, luzes de festa, pequenos comboios e bonecos característicos, assim como pinheirinhos decorativos, estrelas, grinaldas e muito mais. Também há os abetos naturais (cujo valor oscila entre os 58€ e os 92€, dependendo do tamanho), que cumprem o seu papel enquanto árvores de Natal e deixam um aroma maravilhoso pela casa.

Como se já não fossem motivos suficientes para visitar o espaço, há ainda mais uma razão que torna a Viplant numa paragem obrigatória, nesta época, para muitos oeirenses e não só. É que a entrada da loja foi totalmente transformada numa pequena cidade de Natal, inspirada nas ruas nórdicas da Lapónia. Os visitantes sentem que entram num portal mágico que os transporta para outro lugar, e que encanta tanto os miúdos como os adultos. Se for até lá, prepare o telemóvel ou a máquina fotográfica porque vai querer registar o momento com a família neste bonito cenário. 

“O Natal sempre foi uma altura muito importante para nós. Enquanto viveiro de plantas o nosso negócio foca-se nas épocas de plantação que decorrem na primavera e no outono. O resto do ano é considerado época baixa. No Natal tínhamos apenas os pinheiros e mais alguns elementos, mas precisávamos de mais. Queríamos fazer as pessoas viver o Natal como nós”, refere Rita Bacelar Azevedo, arquiteta paisagista e responsável pelo Departamento Comercial e de Comunicação da Viplant. 

Assim, a marca decidiu criar um mundo mágico na entrada da loja, que fosse ao encontro do imaginário que todos temos do Natal vivido em terras nórdicas. A ideia surgiu em 2020 com o objetivo de trazer alguma magia a um Natal que seria diferente, já que muitas famílias não iam conseguir estar juntas, devido à pandemia. O conceito criado fez tanto sucesso que decidiram continuar nos Natais seguintes.

“Em 2020 um bosque mágico invadiu a nossa entrada e encantou miúdos e adultos com os seus gnomos e fadas encantadas. Em 2021, o atelier do Pai Natal fez as delícias de quem nos visitou, transportando-os para o imaginário das quentinhas casas da Lapónia”, refere a responsável.

Este é o terceiro ano que a Viplant aposta nesta grande produção. “Fomos sempre escalando e tornando o cenário mais imersivo. Por isso, este ano, quisemos ir ainda mais longe. Criámos uma pequena e pitoresca rua, de inspiração nórdica, repleta de pormenores que não passam despercebidos a ninguém e onde se pode encontrar todas as decorações que são tendência neste Natal, desde as clássicas, às rústicas, às mais glamorosas, até aos doces, brinquedos e muito mais”, afirma Rita. 

Passeie por uma rua da Lapónia sem sair de Oeiras

“Quisemos que o tema deste ano fosse uma rua de Natal, em pedra como na Lapónia, com espaços acolhedores, e que misturasse vários elementos. À medida que se entra aqui, é-se transportado para o imaginário nórdico, com neve por toda a parte e com lojinhas que dão um ambiente real ao cenário, como a de doces, com bonecos de gengibre, bolachinhas, bengalas de açúcar e até um Pai Natal cozinheiro, e a loja de brinquedos com cavalinhos, balões de ar quente, aviões de lata e outros clássicos”, conta a responsável à New in Oeiras. 

Neste espaço estão expostos artigos que irá encontrar dentro da loja. São ideias de decorações que pode comprar para recriar um pouco deste Natal em sua casa. O feedback dos clientes tem sido, como nos últimos anos, muito positivo. “As pessoas vibram com o espaço, querem vir cá conhecer mesmo que não comprem nada”, afirma Rita Bacelar Azevedo. 

À NiO, a responsável conta quando é que o espaço, totalmente pensado pela equipa de gestão e de decoradores da Viplant, começa a ser planeado. “Costumamos dizer que começamos a pensar no Natal, assim que as pessoas começam a desmontá-lo. Logo em janeiro começamos a pesquisar e delinear como será, baseado nas coleções do ano seguinte”.

A estrutura foi desenhada em agosto, começou a ser executada em setembro e foi inaugurada a 22 de outubro. Ficará montada até dia 26 de dezembro, por isso ainda tem mais de um mês para poder ir até lá ver e sentir de perto a magia do Natal criada pela Viplant. 

A candy shop vai fazer as delícias dos mais gulosos.

Uma marca com mais de 30 anos de história

A Viplant nasceu no Algarve, em 1988. Iniciou a sua atividade de produção com o objetivo de colmatar a falta de plantas ornamentais em território nacional. Fruto do empreendedorismo de dois amigos, veio complementar o seu negócio de construção de jardins com o nome Viplant Viveiros do Algarve, instalando-se na localidade de Paderne. Nos anos seguintes, graças a projetos de escala cada vez maior, onde se destaca a Expo 98, a Viplant foi crescendo e adaptando-se ao mercado.

Com uma crescente procura por plantas ornamentais, já no início dos anos 2000, a Viplant inaugura dois garden centres, um em Oeiras e outro em Vilamoura. Desta forma, possibilitou aos clientes, tanto privados como profissionais, adquirir ou alugar diretamente plantas, acessórios de jardinagem, vasos, floreiras e artigos de decoração. Nos últimos anos, a marca cresceu de acordo com as necessidades do mercado e lançou também uma loja online.

“Do Algarve para o mundo”, como refere a Viplant, trabalha em mais de 30 hectares, distribuídos por três viveiros: em Paderne (Quinta do Parral), Alte (Quinta da Gralheira) e Silves (Sítio do Lobito). Conta com cerca de dez hectares de estufas aquecidas e abrigos de sombra. Segundo a marca, são produzidas anualmente cerca de um milhão e quatrocentas mil plantas nos seus viveiros. 

A empresa portuguesa tem mais de 100 variedades de plantas, desde trepadeiras, arbustos, herbáceas, palmáceas, suculentas e aromáticas, e caracteriza-se como especialista na produção de mediterrânicas, como dipladénia, guganvília, loendro, lavandula, mas também ornamentais e subtropicais, que exporta para toda a Europa. A Viplant está também presente nas redes sociais Facebook e Instagram

Carregue na galeria para ficar a conhecer a rua nórdica na entrada da Viplant de Oeiras, assim como alguns elementos de decoração que pode comprar para a sua casa. 

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. Bombeiros Voluntários de Oeiras (Estrada de Oeiras)
    2780-278  Oeiras
  • HORÁRIO
  • De segunda a domingo das 9h às 19h

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA