É impossível falar de moda em Oeiras, sem falar da Vintage Bazaar que, há 16 anos, abriu a primeira loja em Santo Amaro de Oeiras e desde então não parou de crescer. Tem hoje um espaço no Chiado, no Porto, um showroom sazonal na Comporta e em março, para celebrar o aniversário da marca, anunciou uma grande novidade: uma loja em Aljezur.
A vila algarvia deu também o nome a uma coleção lançada a 24 de março. Mas, para surpreender as clientes (tanto as que acompanham a Vintage Bazaar há anos, como as que estão agora a conhecê-la), nesta quinta-feira, 20 de abril, foi anunciada mais uma nova coleção. Sempre atenta às tendências e aberta a novos desafios, a marca apresenta de forma regular novas peças, num mercado com consumidores ávidos por novidades, principalmente quando começa uma nova estação.
A notícia foi partilhada com as “vb girls” — nome pelo qual são carinhosamente chamadas as clientes — através de um live no Instagram da marca. Da coleção fazem parte peças com cores fortes, padrões estampados e também, uma das tendências que voltou à moda nos últimos tempos, o tie-dye. Desta vez, a fundadora da marca, Patrícia Nunes Pereira, de 46 anos, decidiu homenagear a praia onde passava férias quando era miúda.
Monte Clérigo é o seu lugar de eleição, uma das praias mais famosas da Costa Vicentina, e também o nome deste conjunto de peças que vão desde camisas a vestidos, cardigans, macacões, saias, tops, blusas e acessórios como cintos, brincos, colares e pulseiras. Os valores vão dos 22€ aos 84€.
A sessão fotográfica foi, como não podia deixar de ser, realizada por lá. “Monte Clérigo é um desses spots tão únicos e especiais que há tantos anos tenho o prazer de conhecer e desfrutar, por isso, fazer um shooting aqui é muito especial para mim”, refere Patrícia.

Seguindo sempre a mesma linha, todas as peças são frescas, leves e descontraídas, ao mesmo tempo que primam pela elegância. Algumas de inspiração romântica, outras mais vibrantes, é, sem dúvida, uma coleção que a vai deixar a sonhar com passeios ao ar livre, longos dias de praia ou festas ao pôr do sol.
A versatilidade é assim o ponto-chave, podendo conjugar diferentes peças da marca, que tem propostas para qualquer ocasião, seja para usar no dia a dia, para trabalhar, mas também para ir almoçar fora com a família ou ir beber um copo ao final do dia com amigos. Todas elas vão tornar os seus looks de verão mais coloridos, confortáveis e vistosos.
Encontra-as na loja online da Vintage Bazaar ou num dos espaços físicos. Em Oeiras, a loja fica na Avenida Carlos Silva, 9A-B.
Uma marca de espírito livre que é um conceito de lifestyle
Muito marcada pelas influências dos anos 70 e por um universo estético e cultural bastante eclético — filha de uma vintage collector e de um aventureiro, como a própria descreve — Patrícia Nunes Pereira começou por estudar Direito, mas rapidamente percebeu que não seria esse o seu caminho. Decide dedicar-se à sua verdadeira paixão, a moda, e depois de trabalhar para algumas marcas, decidiu criar um projeto próprio.
Assim nasceu a Vintage Bazaar, em 2007, em Santo Amaro de Oeiras, numa antiga mercearia de bairro, perto do local onde Patrícia viveu quando era miúda. Para a empreendedora tinha todo o sentido abrir ali o primeiro showroom da marca, onde está até hoje situada a primeira loja. “Orgulho-me de fazer parte de uma nova cultura de comércio de rua, que preserva a história e tradição, onde o detalhe, a atenção e o cliente têm o papel principal”, afirma a fundadora.
Começou por vender peças multimarca, até criar a sua marca própria e não demorou muito a conquistar fiéis seguidoras, que hoje em dia começam logo a arranjar espaço no armário sempre que sai uma nova coleção. É que desde os vestidos – a grande imagem de marca da Vintage Bazaar – até às camisas, tops, saias e calças, todas as peças criam looks bonitos e confortáveis que fazem as mulheres sentirem-se mais confiantes.
A Vintage Bazaar assume-se como uma marca de moda free-spirited, com um conceito de modern bohemian, que pretende inspirar quem entra no seu mundo. “Uma marca deve fazer sonhar”, sublinha Patrícia, “Tenho imensas e variadas influências, não gosto de rótulos, mas identifico e revejo a marca no chic boémio parisino, no groove californiano, na batida de Ibiza e na luz de Bali”, conta.
Carregue na galeria para conhecer algumas peças que fazem parte da nova coleção da Vintage Bazaar.